23.6 C
Rondonópolis
 
 

Papo Político

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img


 

José Carlos do Pátio: “O prefeito bem que deveria liderar esse movimento contra a mudança do trajeto da ferrovia; mas ele prefere as reuniões políticas…”

1- SENHORAS E SENHORES,

tá quente a coisa!! Preparem-se que vai esquentar mais ainda. Vamos ter que enfrentar um clima mais quente e seco ainda, 24º nos termômetros e umidade baixa de 10%, inteiramente fora do padrão para o ser humano viver bem. E nossa política vem acompanhando essas mudanças climáticas.

Alguns fatos pontuais merecem a atenção dos analistas políticos em relação às pré-candidaturas à prefeitura de Rondonópolis, para as eleições de 6 de outubro do próximo ano, quando o atual inquilino do Paço Municipal, o polêmico Zé do Pátio vai entregar a faixa de prefeito para o seu sucessor.

Ainda no último Papo ressaltamos que o Zé é um expert em fazer política, no entanto parece que ele começa a perder a forma. Anda titubeando muito ultimamente e quem pode acabar levando o prejuízo será o seu candidato a prefeito.

Não adianta aparecer com “pesquisas” apontando uma aprovação de 85% da administração municipal, pois ninguém acredita nelas. É muito exagero. Basta acompanhar as broncas diárias da população em relação aos setores básicos, como atendimento na Saúde, em escolas e creches e de infraestrutura em bairros. As queixas são amplas, principalmente pelos programas de rádio, quando o ouvinte tem participação direta no ar.

MAS A MAIOR BARBEIRAGEM

na administração nesta semana foi a questão da mudança do sistema de emissão de notas fiscais do município, feito no final de agosto para que na segunda-feira, 4 de setembro, tudo estivesse funcionando normalmente, no entanto fechamos esta semana, dia 22 na sexta-feira, com o caos imperando no comércio de Rondonópolis, devido a instabilidade no novo sistema eletrônico, prejudicando os empresários em geral, impedidos de emitir seus faturamentos.

São milhões de reais sem faturar. Isso não pode acontecer numa gestão competente, à frente de um município do porte de Rondonópolis, com esse orçamento anual de mais de 2 bilhões de reais. O empresário que depende do sistema emissor de suas notas pelo município não quer ver o nosso prefeito nem pintado de ouro; revolta generalizada.

Outra mancada administrativa foi mandar para a Câmara Municipal o PLC de realinhamento da tabela do IPTU, ocasionando novos aumentos do imposto para 2024, quando nem o aumento já ocorrido este ano foi digerido pelos rondonopolitanos.

Diante da gritaria geral, que muito espantou os vereadores, dificilmente esse Projeto de Lei Complementar seria aprovado, e então, aconselhado pelos vereadores Roni Magnani e o seu lider Reginaldo Santos, o Zé retirou o projeto, prometendo novos estudos.

MAS ALÉM DESSAS

mancadas administrativas, o Zé do Pátio também não anda bem nas artimanhas políticas. A situação começa a complicar nesses momentos importantes para definir quem será o seu candidato para a disputa eleitoral da sucessão. Tudo caminhava tranquilo para o seu grupo com a indicação do correligionário e amigo de longa data, o Paulo José Correia (PSB), que é o presidente do SANEAR, e desenvolve um grande trabalho em toda administração municipal, com desenvoltura em Brasília e em Cuiabá.

Acontece que o prefeito acabou cedendo e abriu a discussão da indicação da pré-candidatura com o vice-prefeito Aylon Arruda (PSD) e com o PT, que apresentou o empresário do agronegócio, Teti, formando ai o grupo das forças progressistas. Hoje, a discussão de candidatura única para a disputa da Prefeitura, que antes era na Direita, agora está na Esquerda do Zé. E ai o clima também esquentou por lá. Passa tranquilamente dos 43 graus.

O primeiro sintoma foi do PV, que fazendo parte da Federação Brasil Esperança, não aceitou o presidente local do partido, Juca Lemos, declarar apoio ao Paulo José, e então destituiu todo o Diretório Municipal, deixando claro que a Federação tem o seu candidato, que hoje é o petista Teti.

MAS O CLIMA ESQUENTOU

mesmo, foi com o lançamento da pré-candidatura do Aylon Arruda, pelo PSD. O prefeito Zé do Pátio compareceu ao ato, mas permitiu que o famoso grupo de kamikases, que cumpre religiosamente a sua vontade, fizesse um movimento para esvaziar o ato político do Aylon Arruda, e que fosse prestigiar a presença do Paulo José na audiência que debatia a mudança do traçado da ferrovia da Rumo pelo território municipal, em reunião que ocorria simultaneamente.

É claro que o vice-prefeito Aylon Arruda já conhece bem o Zé do Pátio; e por conhecê-lo bem é que se tinha afastado da administração, a qual andou criticando, mas tenta agora virar o candidato do grupo, e assim até desconsiderou essa manobra dos kamikases do Zé.

No entanto, caros leitores, dois fatos ocorridos após esse evento, quando o Zé do Pátio até discursou em prol do Aylon, chamou muito a atenção de quem acompanha a política na Terra de Rondon. Já na manhã de domingo, o Aylon toma café numa Padaria, ao lado de outros dois pré-candidatos, o Teti (PT) e o ex-prefeito Adilton Sachetti (Republicanos), e é claro que o assunto foi a sucessão municipal. E não ficou só ai. Já no dia seguinte, o Aylon recebe a visita do pré-candidato do MDB, o deputado estadual Thiago Silva.

Na opinião do PAPO POLÍTICO, o Aylon Arruda não ficou mesmo satisfeito com a tentativa de esvaziamento do lançamento da sua pré-candidatura, e sabe que os Kamikases não tomariam essa iniciativa sem o consentimento do Zé do Pátio. E assim abriu o leque para conversas com outros pré-candidatos.

O ex-prefeito Adilton Sachetti, por exemplo, fala em construir uma candidatura única de oposição ao prefeito Zé do Pátio. O que ele poderia estar conversando com o Aylon?

O deputado Thiago Silva nunca é convidado para qualquer evento promovido pelo Zé, que, ao contrário, sempre procura o distanciar de qualquer obra da cidade, não cita o seu nome e nem reconhece qualquer emenda do deputado na Assembleia Legislativa em favor de Rondonópolis. O que estaria o Aylon conversando com o Thiago Silva nesse encontro de segunda-feira? Seria sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia?

2- POR FALAR NA REUNIÃO

que discutiu essa mudança que a Rumo quer fazer no trajeto do prolongamento da ferrovia, saindo de Rondonópolis para Cuiabá, e passando bem próximo a bairros de Rondonópolis, e que o pré-candidato a prefeito Paulo José Correia esteve representando o prefeito José Carlos do Pátio, que preferiu comparecer ao evento político do Aylon Arruda, também merece uma bela reflexão. Foram ou não foram nos eventos invertidos?!

Para essa reunião, que foi organizada pelo vereador Adonias Fernandes (MDB), de suma importância para o município, obrigatoriamente teria que contar com a presença da sua principal autoridade, no caso o prefeito.

Saibam, senhores e senhoras, que o novo traçado da ferrovia proposto pela Rumo, terá que ser aprovado pelas secretarias de Meio Ambiente, a Estadual e a Municipal. Pra ela passar pelo território rondonopolitano, bem próxima aos bairros Residencial Maria Amélia e Rosa Bororo, que serão impactados, terá que receber a concordância do nosso prefeito. Então, não é justamente ele que teria que estar à frente desse movimento, liderando essas discussões e deixando claro a sua posição?

ALIÁS, FINALIZANDO POR HOJE,

esse debate todo sobre a pretensão de mudança da Rumo, para economizar muito dinheiro, só veio à tona através da denúncia do professor da UFR, Aguinaldo Gomes Rocha, em reportagem publicada no dia 3 de junho passado, pelo A TRIBUNA, que deu o alerta e chamou a classe política para o debate, que culminou agora num Documento elaborado após essa reunião. É estranho que o prefeito do município não estivesse sabendo de nada sobre essa manobra!!!.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Na abertura da 89ª ExpoZebu, Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir o sarrafo” de quem pode propor ações diretas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img