22.5 C
Rondonópolis
 
 

Papo Político

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img


 

Júnior Mendonça: “Como o Teti nunca aparece nas reuniões políticas de Rondonópolis, será que o presidente da Câmara vai acabar assumindo a pré-candidatura a prefeito do PT?…”

1- SENHORAS E SENHORES,

Na quarta-feira, 13, o calorão em Rondonópolis chegou aos 41 graus celsius e alcançou no podium o degrau de segunda cidade mais quente do Brasil no dia – a nossa Capital cuiabana esteve no topo, 1° lugar, chegando aos 42o. E na política, como foi o nosso clima?. Também perto disso. Muitas especulações a respeito das pré-candidaturas a prefeito para o próximo ano. O tacho está fervendo pra bandas do grupo progressista.

Esse processo de pré-candidatos, lembram caros leitores, começou no final do ano passado, quando o “superavaliado em pesquisas”, o prefeito Zé do Pátio, numa reunião de bairro lançou o nome do seu candidato, na pessoa do seu fiel escudeiro Paulo José Correia. O que não foi surpresa para ninguém do grupo que hoje domina o Paço Municipal. O Paulo José, realmente está sempre envolvido com a administração do Zé.

O seu raio de atuação não se restringe ao cargo da presidência do SANEAR. Talvez a sua maior marca na administração seja hoje os muitos investimentos que ele garantiu em Brasília para o setor da Habitação. E junto ao próprio governador Mauro Mendes, o Paulo José é recebido em audiência para debater os interesses de Rondonópolis.

Assim, a candidatura do Paulo José Correia (PSB) para suceder ao amigo Prefeito, estava assentada em concreto armado. Inclusive, para essa dita reunião de lançamento de pré-candidatura, sob muita euforia da famosa equipe kamikase do Zé do Pátio, o grande ausente foi o vice-prefeito Aylon Arruda (PSD), que foi “esquecido” de ser convidado.

Acontece que o Aylon já tinha também colocado o seu nome como pré-candidato a prefeito. E foi daí que começou a se tornar pública a contrariedade do vice-prefeito… e ai começou seus discursos contra a administração patista, que foi cada vez mais azedando…

Acontece que pelo lado dos opositores da administração, a Direita rondonopolitana, também já tinham vários pré-candidatos, e o Aylon também não ganhou espaço.

O final desta história é que o vice-prefeito acabou descobrindo que na verdade, o “superavaliado” Zé do Pátio “é o melhor prefeito que Rondonópolis já teve”, declarando com toda enfase na primeira reunião política pluripartidária do grupo progressista, onde ai o Paulo José deixava de ser pré-candidato único, dividindo a condição com o “filho pródigo” Aylon e com o neo petista Carlos Ernesto Augustin, o conhecido Teti do agronegócio e hoje assessor do ministro da Agricultura Carlos Fávaro, que é o presidente do PSD em Mato Grosso. E o Zé já discursou de imediato: “Quem estiver melhor dos três nas pesquisas, será o meu candidato”.

UM OUTRO CAPÍTULO

dessa história ai, ocorreu na noite de quinta-feira, 14, quando o PSD trocou o presidente do seu diretório municipal, o recém empossado ex-vereador Olimpio Alvis (que foi obrigado a renunciar) justamente pelo Aylon Arruda.

Reunião que contou com a presença do prefeito Zé do Pátio, e em seu inflamado discurso rasgou elogios ao Aylon – devolvendo aquela gentileza “do melhor prefeito que Rondonópolis já teve”. E o Zé abençoou a sua pré-candidatura. Um detalhe que não escapou à grande rede de informantes do Papo Político, foi a ausência…sabem de quem? Do Paulo José!. Esqueceram dele, ou foi o troco daquela reunião do final do ano passado…?

SEGUNDO ALGUMAS EXPLICAÇÕES

chegadas à Coluna, na verdade agora ficou bem explicado o porquê do Zé não ter convidado o Aylon para aquela reunião de 2022: é que o protagonista do momento seria o Paulo José Correia, lançado como candidato à sua sucessão. Como agora, o Paulo José não foi convidado porque o protagonista da vez seria o Aylon Arruda. Como dizem por ai: Ninguém faz política nesta Terra de Rondon, como o Zé do Pátio!!!

A expectativa agora será para a reunião de lançamento da pré-candidatura do candidato do PT. Lógico, com discurso sempre inflamado do prefeito Zé do Pátio, e as ausências do Paulo José e do Aylon.

Uhhh! Alguma coisa fala aqui no ouvido do Colunista que tá faltando harmonia nesse grupo da situação, entre essas três pré-candidaturas. A coisa parece tão complicada como pelo lado da Direita, com também seus pré-candidatos.

2- SENHORAS E SENHORES,

e pelas duas reuniões já realizadas, nesse projeto pluripartidário, com três pré-candidaturas, o Papo tem observado que o nome do PT não esteve em nenhuma delas. Na primeira, tanto o presidente do diretório local, Wendel Girotto, como o Teti, que é o pré-candidato, se justificaram porque se encontravam em Brasília. E quem esteve representando o PT no encontro foi o vereador Júnior Mendonça, presidente da Câmara Municipal. Lembram?

E agora, nessa reunião de lançar a pré-candidatura do PSD, de novo foi o Júnior Mendonça representando o PT, haja vista que o presidente local do partido do Lula, o Wendell Girotto, se encontrava novamente em Brasília e o pré-candidato, o Teti, mais longe ainda, se encontrava na China.

Contaram para o Papo Político que, apesar da resignação do prefeito com esse novo quadro, o seu grupo de kamikases, pessoas que fazem política 24 horas por dia, fizeram de tudo para esvaziar esse lançamento da pré-candidatura do Aylon Arruda.

E mobilizaram para desviar a atenção dos patistas para a reunião, que ocorria no mesmo período, na Câmara Municipal, organizada pelo vereador Adonias Fernandes, para debater a polêmica mudança do traçado da ferrovia da Rumo. Sabem por quê? O Paulo José estava era lá.

Deixando claro que esses fiéis apoiadores do político Zé do Pátio não têm simpatia por qualquer outro candidato, que não seja o Paulo José, do PSB. E as especulações vão além: Esses kamikases nunca deixariam de comparecer a um evento com a presença do prefeito, sem o seu consentimento. O que começa a transparecer dentro dessa realidade de três pré-candidatos do grupo progressista, é que eles não estão em sintonia.

3- MAS SERÁ MESMO QUE

o empresário do agronegócio Teti será o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores? Ele que se filiou recentemente, com ficha abonada pela presidente nacional, deputada federal Gleisi Hoffmann, em Cuiabá… Ele que ainda é muito pouco conhecido nos meios políticos de Rondonópolis…

E mesmo filiado, na condição de pré-candidato a prefeito, praticamente ainda não deu as caras por aqui. Será como a Federação Brasil Esperança, formada pelo PT, PV e PCdoB, com sua aguerrida militância tem assistido essa corrida para atender o pedido do presidente Luís Inácio Lula da Silva, em lançar candidatos nas principais cidades dos estados brasileiros, para ganhar importantes prefeituras e já alicerçar a sua campanha para reeleição em 2026?

Aqui em Rondonópolis, enquanto o pré-candidato do PT não aparece nos eventos para se tornar conhecido do eleitorado, o partido continua sempre representado pelo presidente da Câmara Municipal, o Júnior Mendonça, que vem se destacando no cargo, pela firmeza nas decisões legislativas tomadas, inclusive contrárias às pretensões do prefeito Zé do Pátio, além de que tem se notabilizado pelo poder de articulação, pelo discurso que agrada todos os lados, e que tem o apoio do governo federal.

Um palpite do Papo, o Teti ainda não demonstrou que quer mesmo essa condição de pré-candidatura, e então o Júnior Mendonça, que hoje é o nome mais em evidência do PT em Rondonópolis, poderá ser convocado pela Federação para atender o projeto do Lula, e se tornar o pré-candidato a prefeito para as próximas eleições.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Na abertura da 89ª ExpoZebu, Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir o sarrafo” de quem pode propor ações diretas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img