35.6 C
Rondonópolis
 
 

Papo Político

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

no1- DURANTE
o trabalho intenso realizado na campanha eleitoral de 2010 para eleger deputados estaduais, federais, governadores e senadores, e diante de uma grande atenção a estas disputas, alguns projetos apresentados pelos vereadores da Câmara Municipal de Rondonópolis não tiveram o merecido destaque, como é o caso de um proposto pela edil Mariuva Valentim Chaves (PMDB). Nesse ano, para a área da saúde, ela viabilizou importantes projetos como a instituição da Semana de Alimentação Saudável no município; a instituição do Comitê Mortalidade Materno Infantil, Perinatal e Neonatal; a instituição da Semana Municipal de Prevenção e Controle de Diabetes; a instituição da Semana de Incentivo a Doação de Órgãos; a autorização ao poder executivo de criar o Programa de Vacinação Gratuita contra o HPV – Papilo Vírus Humano, para as mulheres que necessitarem da imunização, mormente na faixa etária de 9 a 26 anos de idade; e a Implantação de Academia Pública. Ela vinculou a atenção à saúde e à educação, sendo que  propôs a distribuição de cartilhas escolares dos Cuidados com a Saúde Bucal.
Mariuva também propôs ações para a área do Meio Ambiente, sendo que apresentou projeto que autoriza o Poder Executivo a prevenir e a punir atos de poluição e agressão ao meio ambiente no âmbito do município de Rondonópolis.
POR FALAR EM SAÚDE,
o prefeito Zé Carlos do Pátio (PMDB) atribuiu a situação irregular da área em Rondonópolis às outras administrações municipais, pois, segundo ele, a falta de investimentos e um comando mais sério no setor tem facilitado com que as pessoas de outros municípios, que necessitam de um atendimento adequado, procurem assistência no município rondonopolitano, contribuindo com a grande demanda de pacientes, e conseqüentemente com a ineficiência do atendimento.

2- DEPOIS
de uma campanha intensa e de extremo baixo nível, os candidatos à Presidência da República, a ex-ministra Dilma Rousseff (PT) e o ex-governador paulista José Serra (PSDB), que não apresentaram um grande número de propostas nesse segundo turno, faltando menos de uma semana para a próxima votação que irá eleger o novo presidente do pais, resolveram apresentar seu plano de governo, sendo que ontem a petista Dilma Rousseff oficializou seu programa de Governo chamado de “Os 13 compromissos programáticos de Dilma Rousseff para Debate na Sociedade Brasileira”.
OS treze compromissos previstos no seu plano são: Expandir e fortalecer a democracia política, econômica e social; Crescer mais com expansão do emprego e da renda, equilíbrio macroeconômico, sem vulnerabilidade externa e desigualdades regionais; Dar seguimento a um Projeto Nacional de Desenvolvimento que assegure grande e sustentável transformação produtiva do Brasil; Defender o meio ambiente e garantir o desenvolvimento sustentável; Erradicar a pobreza absoluta e prosseguir reduzindo as desigualdades; Promover a igualdade, com a garantia de futuro para os setores discriminados na sociedade; O governo será de todos os brasileiros e brasileiras e dará atenção especial aos trabalhadores; Transformar o Brasil em potência tecnológica e científica; Universalizar a saúde e garantir  a qualidade do atendimento do SUS; Cidades: Habitação, saneamento, transporte  e vida digna  e segura para os brasileiros; Valorizar a cultura nacional, dialogar com outras culturas, democratizar os bens culturais e favorecer a democratização da comunicação; Combater o crime e garantir a segurança dos cidadãos; Defesa da soberania nacional por uma presença ativa e altiva do Brasil no mundo.
EM RELAÇÃO
aos compromissos estabelecidos pelo plano petista, o primeiro deles refere-se ao fortalecimento da democracia em seu âmbito político, econômico e social, sendo que nessa própria campanha e nesse governo de oito anos de Luis Inácio Lula da Silva, apresentaram alguns fatos que talvez atribuam esta preocupação com o reforço dos critérios do sistema democrático destes setores.
Priorizar planos para o crescimento de número de vagas de emprego e de renda, trata-se na verdade da continuidade do que já está sendo desenvolvido na sociedade atualmente. Pois, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expansão do mercado de trabalho nos últimos anos tem favorecido a população brasileira. Além do que, foi registrado a mudança no quadro sócio-economico do Brasil, quando alguns milhões de brasileiros deixaram a faixa de pobreza e miséria no país. Esta questão de expansão e crescimento para a melhoria econômica da população brasileira está vinculada, principalmente, com os programas sociais do governo Lula. No entanto, para a melhora desse setor é necessário o investimento na educação e qualificação profissional.
Na terceira proposta já visa maiores investimentos nas produções do Brasil, esperando que os resultados sejam viabilizados à toda população brasileira, e que a expansão do mercado do trabalho seja realizada satisfatoriamente, investindo na qualificação da mão de obra interna.
Já se sabe que mesmo diante de um cenário que mostra que ações em favor ao meio ambiente precisam ser contínuas, é evidente que há a preocupação com este tema pela sociedade, sendo tão atrativo nesse período eleitoral. Assim, esta é quarta prioridade desse plano de governo petista, que destaca a necessidade do desenvolvimento sustentável.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Confira se seu medicamento terá isenção ou redução de imposto

A regulamentação da reforma tributária sobre o consumo trará medidas para evitar a alta no preço de medicamentos. Um...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img