25.8 C
Rondonópolis
 
 

Papo Político

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

no1- A PROPAGANDA ELEITORAL
iniciou nesta terça-feira, 17, nas emissoras de rádio e televisão e no primeiro dia foram apresentados os postulantes à Presidência da República e à Assembléia Legislativa.
Os principais candidatos à sucessão do presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) não surpreenderam em nada ao apresentar sua pretensão em ingressar nesse cargo no pleito deste ano. O primeiro a expor seu histórico de vida e perfil de candidato, foi José Serra (PSDB), e como já esperava, ele usou dos seus principais artifícios de campanha, ou seja, os remédios genéricos e a vacina contra gripe para idosos.
Apesar de negar de usar esses projetos como forma de alavancar sua campanha, e afirmar que não gosta de ser chamado de “pai dos genéricos”, ele relatou todos os projetos realizados na área da saúde. E ainda colheu alguns depoimentos de pessoas felizes em serem beneficiadas com os projetos idealizados por Serra na época em que era Ministro da Saúde.
Para quem assistiu o primeiro dia de propaganda eleitoral do tucano José Serra percebeu o esforço que sua equipe de campanha fez para tentar sensibilizar o eleitorado. Aliás, o que se viu é que ao falar das ações para o benefício do setor da saúde viabilizado por Serra, estavam tentando “arrancar” um sentimento de gratidão da população brasileira.
EVIDENTEMENTE,
que os destaques não foram apenas para a saúde. Serra lembrou de suas realizações como prefeito da capital paulista e governador do estado de São Paulo, principalmente para a área da educação, onde enfatizou que em São Paulo, o primário para alfabetização de crianças conta com duas professoras, sendo que uma delas serve como apoio. E a construção da biblioteca municipal que possui um fabuloso acervo.
Como já é do conhecimento de todos, José Serra tem tentado construir um perfil mais popular e social e se desvincular da imagem de elitista e neoliberal, e insiste em mostrar ao Brasil que tem pretensões de governar para todos. Assim, a sua propaganda eleitoral tentou mostrar seu lado popular, onde estava em uma favela, cercado de crianças, mulheres e homens carentes, que cantarolavam a música “sai Lula da Silva e entra o Zé”. Ou seja, nada mais inerente à população do que ter um nome comum, como Zé, ou como Lula da Silva.
E TAMBÉM PARTINDO
para o apelo emocional, a presidenciável Dilma Rousseff (PT) contou sobre a época da ditadura militar, quando esteve presa por três anos. Usou depoimentos de amigas e do ex-marido para relatar seus dias de luta na década de sessenta e setenta. Para desestabilizar a imagem de mulher carrancuda e mal amada, falou do nascimento da sua filha e do seu amor de mãe. E para completar, o presidente Lula falou da sua competência como ministra de Minas e Energia e da Casa Civil.
Sua propaganda eleitoral foi tão óbvia quanto a exibida pelo presidenciável José Serra, mas não foi tão eficiente. Apesar da obviedade de mostrar seus atributos como ex-ministro de saúde e um seguidor das principais ações lulistas, apesar de fazer parte da oposição, José Serra se saiu bem melhor, e pode se dizer que foi mais feliz no resultado.
Enquanto que Dilma com aparência de primeira-dama de presidente norte americano, usando uma blusa branca e um colar de pérolas, e com lágrimas nos olhos ao falar do Bolsa Família e outros programas sociais (sendo que ela não citou os nomes dos programas, mas os caracterizou como “símbolos de respeito”, disse que não se tratavam de esmolas ao povo, mas direito e respeito), não conseguiu muita coisa. Pois, no relato de sua vida, apesar de ter enfatizado o período de Ditadura Militar, a propaganda também tentou esconder os episódios que poderiam tirar lágrimas da população brasileira, mas correriam o risco de receber duras acusações, além de outras conseqüências. Ou seja, a apresentação não ficou muito clara, ficou perdida e, principalmente, boa parte do eleitorado ainda desconhece quem é Dilma Rousseff. Mas, pelo menos sabe que ela foi uma excelente ministra, sempre de acordo com Lula, o seu grande cabo eleitoral.
MAS,
o que ficou claro mesmo foi a propaganda eleitoral de Marina Silva (PV), a qual mostrou que tem apenas um objetivo, ou seja,  “Salvar o planeta”. O que se viu que o tempo de propaganda política da presidenciável não foi bem usado, esquecendo de apresentar eminentemente a candidata, mostrou um vídeo da importância do meio ambiente e os crimes cometidos pelo homem contra a natureza. É claro que isso é extremamente importante, principalmente nos dias de hoje, mas todo candidato que se preze e que tem os horizontes amplos e visão nítida da realidade do país, sabe que o trabalho deve ser feito ao meio ambiente e a sociedade. Limitar-se apenas a um setor é um tiro no pé, pois se trata do cidadão, da individualidade, e ao analisar as necessidades e os desejos de cada, saberá que não é apenas um trabalho em prol ao meio ambiente que mudará a situação deste país.
Foi um vídeo que mostrou exatamente o perfil ambientalista de Marina Silva, a qual sem dúvida nenhuma terá o apoio dos ativistas fanáticos, pois até mesmo os esclarecidos da importância do meio ambiente, sabe  que tudo não trata-se apenas de uma defesa da natureza, mas um trabalho pela totalidade dos setores.
APESAR
de ser muito pouco o tempo dos outros inúmeros candidatos à presidência da República, foi muito mais bem aproveitado do que por Marina Silva. O primeiro deles, o qual é coligado ao PCO, disse que este país não é democrático, principalmente quando o voto ainda é obrigatório. Que o tempo de televisão e rádio para a realização da propaganda eleitoral é definido pelo tamanho do poder político, e que deve se romper com a corja que apenas rouba a população e deixa milhares passando fome. E assim foi a maioria dos outros discursos.

2- MAS SÃO OS DEBATES
que mostrarão o mais perto da realidade o perfil destes candidatos, e alguns debates com os principais presidenciáveis estão sendo feitos, e ontem o site UOL e o Jornal Folha de São Paulo realizaram a sabatina entre José Serra, Dilma Rousseff e Marina Silva, e os assuntos mais polêmicos e acusações estavam em pauta. Questões como Enem, habitação, Pro-uni, FHC, carga tributária, mensalão e aborto foram abordados durante o debate.

3- NÃO EXISTE
outra alternativa ao não ser trabalhar intensamente e esperar um crescimentos na preferência do eleitorado pela candidatura ao governo do Estado de Mauro Mendes (PSB). Ele disse que espera um crescimento gradativo e até mesmo uma vitória no segundo turno.

4-INFELIZMENTE,
no ponta pé inicial de uma campanha eleitoral, quando os políticos começam aparecer com belos sorrisos, figurino impecável, um discurso afinado sobre os principais problemas da sociedade e eficientes soluções, e engraçados jargões, o eleitorado tem alguns sintomas de ausência de memória e esquece o desempenho fracassado de alguns políticos quando conduziam algum mandado. É como se em um passe de mágica todas estas figuras se tornassem pessoas bondosas, integras, honestas, éticas e capazes de representar a sociedade sem cometer um deslize. Existe realmente uma transformação, ou seja, políticos que há muito tempo não aparecem no bairro, e de repente estão lá prontos para um grande abraço e uma longa conversa. Figuras carrancudas e antipáticas, que adotam um figurino alegre e um sorriso largo tão convincente, que nem parecem ser a mesma pessoa. Mas, para uma mudança tão grande e ágil, é necessário trabalho árduo e principalmente “esperteza”.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

2 COMENTÁRIOS

  1. O papo político já teve seus dias de glória… alguns meses esteve apresentando retrocesso. Agora mostra passos para um novo sucesso. Parabéns ao papo de hoje.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Plano diretor: Justiça determina atualização em cidade de MT; em Roo projetos empacam na Câmara

Com a atualização do plano diretor atrasada há oito anos, a Justiça determinou que o município de Pontes e...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img