31.6 C
Rondonópolis
 
 

Papo Político

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

no1- A DINÂMICA
política mais uma vez se manifestou e desta vez foi a favor da candidata à presidência da República, a ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). Pela primeira vez a petista lidera a consulta com os nomes que concorrerão à sucessão do presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), realizada pelo Instituto Vox Populi, com 37% das intenções de voto e José Serra (PSDB) com 34%, o que mostra que a ex-ministra e o ex-governador de São Paulo estão tecnicamente empatados. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 7 de maio de 2010, sob o número 11.266/2010.
É PERMITIDO
até mesmo fazer uma relação entre os nomes da petista e do governador Silval Barbosa (PMDB), que postula a reeleição no pleito deste ano. Pois os dois políticos tinham dificuldades de alavancar a candidatura, mesmo com a vantagem da aprovação popular pelo governo Lula e pela administração republicana de Blairo Maggi em Mato Grosso. Os dois políticos não conseguiam transferir a sua popularidade aos seus candidatos, até que apareceram essas recentes mudanças nos resultados das pesquisas.
No caso de Dilma, foram feitas algumas mudanças em sua aparência, em seus discursos e até mesmo na sua forma de expressar com o eleitorado. Ela fez plásticas no rosto e usa algumas roupas despojadas, como até mesmo vestidos floridos. Já o governador peemedebista, Silval Barbosa, teve seu discurso reformulado, além de está tirando boas vantagens em governar o Estado, depois de quase dois mandados do governador Blairo Maggi, quando o acompanhou praticamente em todas as suas ações.
PELO PERFIL
de turrona e sem nenhum jeito em lidar com a população, muitos analistas políticos acreditavam que Dilma não conseguiria alcançar a liderança nas pesquisas, deixando Serra em segundo lugar, mas eles não consideraram, além do trabalho de transformar a ex-ministra em uma verdadeira candidata eleitoral, a grande popularidade de Lula, pois o que a maioria do eleitorado espera na realidade é um continuísmo do Governo Lula e ainda a representação por uma mulher, pela primeira vez na história do país. Duas grandes vantagens que o PT saberá aproveitar majestosamente, sendo que toda essa aprovação conquistada por Luis Inácio Lula da Silva é oriunda de seus programas sociais, algo que será copiado até mesmo pelo concorrente de Dilma, o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB).
ENQUANTO
que o governador Silval Barbosa até parece outra pessoa ocupando o lugar de Maggi, e percebe-se uma mudança bastante significativa que para quem está sempre ao lado do peemedebista, reparou uma mudança de expressão e de ânimo do candidato. Nada como um cargo público e um favoritismo que vem crescendo para animar um candidato, mas o que mais interessa são os projetos e as propostas à população.
OS DADOS
apresentados nesta última pesquisa realizada pela VoxPopulli, que ficou famosa depois do pleito que elegeu o ex-presidente Fernando Collor, são bastantes interessantes e até mesmo relevantes em relação ao voto a presidente.
Foi perguntado nesta pesquisa o nível de conhecimento aos candidatos à presidência e apenas 56% conhece muito bem Dilma Rousseff, enquanto que José Serra apresentou 75%. No entanto, 57% tem uma opinião muito positiva em relação a Dilma e 50% ao José Serra.
Na questão, a espontânea,  “Se a eleição para Presidente da República fosse hoje em que você votaria?”, a ex-ministra tem 19%, enquanto que Serra possui 15% das intenções. E na pergunta “Se o presidente Lula apoiar um candidato a Presidente e pedir para as pessoas votarem nele, você atenderia?”, 29% votaria com certeza no candidato apoiado pelo presidente, o que comprova uma boa transferência de votos. Para 34% dos entrevistados o futuro governo deve continuar com todas as políticas do Governo Lula, enquanto que 47% acham que deve mudar algumas coisas e continuar com a maioria.
Dilma não é tão conhecida quanto Serra, mas vem despertando opiniões positivas entre o eleitorado, sendo que ainda recebe os votos oriundos da confiança a Lula. Assim, o melhor caminho para Rousseff é continuar usando a popularidade conquistada pelo presidente petista e adotar o discurso de continuidade, sendo que ela será a inovação no
Governo petista, viabilizando o desenvolvimento e melhoria de algumas áreas que esse Governo não conseguiu atender e apresentar propostas de alguns projetos mais eficazes, ou seja, atendendo aquilo que a maioria da população deseja.

2- O QUE AS PESQUISAS
de candidatura ao governo do Estado de Mato Grosso também projetam é que pela primeira vez na história política local poderá haver um segundo turno. Pois, com o governador Silval Barbosa, o ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) e o empresário Mauro Mendes (PSB), com popularidade significante com o eleitorado, dificulta a possibilidade de um deles definir o pleito no dia 3 de outubro.
No entanto, apesar de ainda não termos chegado às convenções para oficializar esses candidatos para o pleito eleitoral deste ano, não será a forma que vêm levando as  pré-campanhas que irá conseguir eleger-se. Pois, até agora o que se tem notado apenas são as críticas e trocas de farpas.
Sendo que o empresário e candidato do PSB, Mauro Mendes, faz críticas mais duras à administração de Wilson Santos, mas quem está mais afiado para as acusações é o seu candidato a vice (que com toda certeza irá aceitar o convite para compor a chapa com o socialista) o deputado estadual Percival Muniz (PPS).
Espera-se que quando iniciar efetivamente a campanha eleitoral sejam expostas idéias relevantes para o Estado de Mato Grosso, e os debates sejam mais ricos e não apenas  trocas de acusações e discussões vazias, principalmente em relação a administração cuiabana de Wilson Santos e o governo de Blairo Maggi.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. E pelo jeito tudo esta indo “politicamente correto”, e o povo ainda esta sendo arreado nos “currais eleitoral”, esse mesmo povo que sofre com a taxa de impostos maior do mundo, vendo nosso dinheiro sendo empregado em futilidades e a educação, a saúde cada vez sendo deixada para traz, sendo lembrada só em épocas de campanhas eleitoral. Desviam toda a atenção deste povo com coisas bestas que no final são avaliadas monetariamente como um rio que empossa.Olha, desisto, por mais que alguém fale, o povo é como boiada, aonde vai um, todos vão em seguida…

  2. Os dados das pesquisas atuais favorece a candidata governista, o incrível e que os 2 institudos aparentam tanto apoio à candidata governista, pois as perguntas aos Eleitores apresentam a candidata como candidata do governo. Os Institutos deveriam trabalhar dentro da Ética, apresentando os nomes dos candidatos para que o Eleitor de o seu voto e não especificando que este ou aquele candidato é governista ou não pelo que percebemos a um interesse em apoiar um ou outro. Estas pesquisas provavelmente são encomendas e pagas para benificiar este ou aquele candidato (a). Os institutos tem que ter Ética, ser imparciais ser apolitica e não ser politica.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Nomeação de ex-secretários: Advogado vê lei eleitoral burlada

O “jeitinho” que o prefeito Zé Carlos do Pátio (PSB) encontrou para manter na sua gestão os secretários que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img