29.6 C
Rondonópolis
, 22 maio 2024
 
 

Papo Político

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

no1- O QUE PRETENDE
o deputado estadual e eterno presidente regional do PMDB, Carlos Bezerra?
Com um poder político sendo reduzido pela inovação que está aparecendo aos poucos no Estado, e toda sua experiência de articular e estrategizar eleitoralmente, ele está arriscando muito no pleito deste ano.
Apesar de que o PR está abusando demais da posição conquistada no Estado e da sorte em relação a algumas circunstâncias eleitorais, quando o presidente regional do partido republicano, o deputado federal Wellington Fagundes ameaçou inviabilizar o projeto de candidatura do governador Silval Barbosa à reeleição, caso a sigla peemedebista não aceite fazer um chapão com o PR e metade do PT para a postulação nas proporcionais.
Os republicanos propuseram um chapão para tentar conquistar ao menos 12 vagas na Assembléia Legislativa, juntamente com o PMDB e PT.  Sendo que com os peemedebistas, de acordo com Fagundes, se configura como uma troca de favores.
No entanto, em uma reunião realizada na manhã de terça-feira, 4, para definir os partidos que farão parte desta aliança para as proporcionais, nenhum filiado do PMDB compareceu ao encontro para discutir a proposta do deputado federal Wellington Fagundes, como presidente regional do PR.
Evidente que o governador Silval Barbosa (PMDB) participou da reunião, o qual já é praticamente um republicano, aguardando apenas o período regular e os motivos adequados para deixar a sigla peemedebista e ingressar no partido que lhe dá todo respaldo para concorrer à reeleição. Talvez por temer perder a chance de governar o Estado por mais quatro anos, Silval esteve na reunião com a esperança que algum filiado do PMDB levasse a boa notícia de coligação.

TEM POLÍTICOS
que já estão preocupados, para não dizer temerosos, com as atitudes de Bezerra, que mesmo com um grande projeto neste ano, com  o seu candidato peemedebista disputando o governo do Estado, ele insiste em não unir com o PR e ainda tem atuado no município de Rondonópolis através de pesquisas sobre a gestão do prefeito Zé Carlos do Pátio. Mas, o que se vê, é que na realidade o cacique Bezerra quer depositar todas suas forças e energias, e todo o poder político do PMDB, na candidatura de Tetê Bezerra à Assembléia Legislativa e à sua reeleição para a Câmara Federal.

2- DEPOIS
do encontro entre o ex-prefeito de Cuiabá e candidato ao Governo do Estado neste ano, Wilson Santos (PSDB) e o prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio, uma questão tem sido tema de rodas de conversas no município, ou seja, se Zé Carlos do Pátio, apesar de todo sentimentalismo e gratidão com o tucano, não irá se prejudicar se realmente aceitar apoiar a sua postulação? Pois o que pode ocorrer é que fique com a imagem ainda mais arranhada devido o desgaste político que poderá sofrer ao não apoiar o candidato do seu próprio partido, o Silval Barbosa.
É até mesmo compreensível a atitude do prefeito em não ser adversário de Wilson Santos, quando o mesmo deu todo o respaldo a sua candidatura no pleito de 2008, mas fica complicado em ele subir no palanque de um adversário do seu partido.

É CLARO
que nada ainda foi decidido, e que tudo isso é apenas análises de tendências, mas o ideal é Zé Carlos do Pátio apoiar seu companheiro de partido Silval Barbosa a concorrer à chefia estadual e até mesmo conversar com Carlos Bezerra para fechar com o PR nas proporcionais. Pois já está bastante claro que Pátio está muito agradecido com o apoio do ex-prefeito de Cuiabá em 2008, mas obrigatoriamente não precisa seguir um projeto contrário das pretensões do seu partido.
Pois, se Zé Carlos do Pátio segue Santos pelo caminho eleitoral neste ano, não é todo o município de Rondonópolis que estará feliz com isso, quando é muito difícil de acreditar em todas as promessas do tucano, que não conseguiu cumprir com a maioria de suas garantias feitas no pleito de 2004 e 2008 em Cuiabá, principalmente a promessa de não deixar o mandato de prefeito para concorrer no pleito de 2010.

3- REALMENTE,
a política no Brasil está mudando, e inovações estão ocorrendo, como um projeto de origem popular, quando a sociedade decidiu pela sua votação na Câmara Federal, que tem o objetivo de iniciar a redução ou até mesmo a eliminação da corrupção política no país. E quem sabe futuramente teremos um cenário político mais honesto e administrações e representações públicas mais confiáveis. Pois com o exercício do projeto “Ficha Limpa”, daremos adeus ao continuísmo inoportuno, inconveniente e desonesto, as candidaturas fajutas e principalmente aos políticos acostumados a cometer atos ilícitos nos mais diferentes cargos e ainda, usando de um poder político questionável, postulam várias vezes a eleição, se mantendo no poder e tornando uma figura imbatível.
O resultado da votação no projeto “Ficha Limpa” foi bastante surpreendente e até mesmo aqueles que possuem um histórico vergonhoso votaram a  favor do projeto. Trata-se do projeto de lei em relação às inelegibilidades de maus políticos, que possui pedido de urgência, o qual está em discussão desde 2008, quando mais de 1,6 milhões de assinaturas foram colhidas em todo o país para viabilizar a votação. Tramita no Senado Federal e entrou em votação ontem na Câmara dos Deputados, o texto que proíbe a candidatura de políticos com ficha suja, e foi favoravelmente votado por 388 parlamentares.
Trata-se de uma grande vitória da população brasileira, que com mais atitudes como estas logo poderá desfrutar de um país livre de corrupções políticas.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. A grande esperança de Zé Carlos do Pátio é Wilson ser governador de Mato Grosso, pois mesmo o Zé apoiando Silval Barbosa o rancor de Blairo Maggi e ADilton Sachetti não vai deixar com que o Silval ajude o Zé do Pátio, então na minha opinião o Zé tem mais é que apoiar o Wilson mesmo e trabalhar pra que isso aconteça, na política você tem que correr um risco. Se o Silval ganha o Zé se complica, mas se o Wilson Santos ganha, vai ter a faca e o queijo na mão pra fazer uma gestão melhor que os prefeitos que já passaram por Rondonópolis.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Começa amanhã consulta a maior lote de restituição do IR da história

A partir das 10h desta quinta-feira (23), cerca de 5,6 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img