26.7 C
Rondonópolis
 
 

Bastidores da República: Maria Thereza Assis toma posse e é a 2ª mulher a presidir o STJ

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A ministra Maria Thereza de Assis Moura tomou posse como a 20ª presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O Fernandes assumiu a vice-presidência.

Os dois vão conduzir o STJ e o Conselho da Justiça Federal (CJF) no biênio 2022-2024, em substituição aos ministros Humberto Martins e Jorge Mussi, respectivamente.

A cerimônia começou por volta das 17h30, com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL). Eles sentaram frente a frente durante a solenidade.


FUNDAMENTAÇÃO

O Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro (PL) cobrou, que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apresente a “fundamentação” da decisão que autorizou a operação da Polícia Federal (PF) contra empresários bolsonaristas que, em troca de mensagens, defenderam um eventual golpe de Estado.

Na transmissão, o presidente disse que, no seu entendimento, “não falta mais nada para que o Brasil tenha um problema grave provocado por uma pessoa”, em referência ao ministro do Supremo.


NA POSSE

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vai participar da cerimônia de posse do ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que assumirá o cargo de corregedor nacional de Justiça, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ele já foi alvo de críticas do chefe do Executivo. Luis Felipe Salomão vai assumir o cargo no lugar da ministra Maria Thereza de Assis Moura, que, tomou posse como presidente do STJ.


FORA DE REDE

O empresário Luciano Hang, dono das Lojas Havan, teve, o Twitter e o YouTube bloqueados, depois de ter sido um dos alvos de uma operação da Polícia Federal. O bolsonarista já tinha a conta oficial suspensa no Instagram, Facebook e TikTok.

Os bloqueios nas redes sociais e também em contas bancárias, foram ordenados pelo ministro Alexandre de Moraes, que autorizou a operação contra empresários bolsonaristas a pedido da PF.

Os oito alvos participavam de um grupo de WhatsApp em que foi defendido um golpe de Estado caso Lula vença a eleição.


HOMEM DE FÉ

O pastor Silas Malafaia publicou um vídeo, com ataques ao ministro Alexandre de Moraes, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e chamando a população para as manifestações de 7 de Setembro.

O religioso postou o material com o título “Vergonha! O desgraçado que rasga a Constituição”.

Na gravação, o pastor mostrou a foto de Moraes e fez questionamentos ao inquérito das fake news – que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), sob relatoria do ministro. Segundo Malafaia, a investigação é “imoral” e “inconstitucional”.


COVID

O Brasil registrou 157 mortes provocadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas. A média móvel diária de óbitos está em 145, redução de 32% em relação ao número verificado há 14 dias.

O índice apresenta queda superior a 15%, além da margem de estabilização, desde 16 de agosto. O país também contabilizou 21.039 novos casos da doença, totalizando 34.350.639 infecções confirmadas desde o início da pandemia.

No total, foram perdidas 683.233 vidas para o coronavírus. Os números são do mais recente balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).


SEGURANÇA NA URNA

Três universidades brasileiras entregaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estudos realizados nos códigos-fonte das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições deste ano. Os estudos foram conduzidos pelas universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (UNICAMP) e Federal de Pernambuco (UFPE).

As instituições realizaram testes de segurança nos equipamentos de computação de voto, além de trabalharem no aprimoramento do sistema e do aparato no que se refere à modernidade, à segurança e à transparência das urnas.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Na abertura da 89ª ExpoZebu, Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir o sarrafo” de quem pode propor ações diretas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img