19.8 C
Rondonópolis
, 17 junho 2024
 
 

AL aprova convocação de Mauro Zaque em comissão

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Mauro Zaque: convocado para prestar esclarecimentos na AL sobre segurança pública
Mauro Zaque: convocado para prestar esclarecimentos na AL sobre segurança pública

O presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa, deputado estadual coronel Pery Taborelli (PV), junto com os deputados José Carlos do Pátio (SD) e Wilson Santos (PSDB), aprovaram na manhã de ontem (9), a convocação do secretário de Estado de Segurança Pública Mauro Zaque, durante uma reunião ordinária.
Entre os temas discutidos pelos parlamentares está a necessidade na definição de recursos para a segurança, com fixação de um percentual no orçamento do Estado; ciclo de policiamento nas áreas de investigação e patrulhamento ostensivo.
O presidente defendeu que o Executivo deve estabelecer prioridades no combate à violência em todos os municípios do Estado de Mato Grosso. Ainda segundo Taborelli é necessária uma ampla abordagem da questão “segurança pública” em todo o Estado. “Não adianta apenas analisar índices de adolescentes infratores, tráfico de drogas, fronteiras e sistema prisional se não tivermos políticas públicas que realmente funcionem”, disparou Taborelli.
Logo no início das discussões, o presidente da Comissão e os membros presentes, aprovaram a convocação do secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque, para a próxima reunião. De acordo com Taborelli, o secretário deve esclarecer quais as medidas de prevenção e repreensão estão sendo adotadas pelo Executivo, índices de violência, controle de varejo, efetivo, condições de trabalho das polícias de Mato Grosso e sobre todos os pontos que aferem a Segurança Pública em um modo geral.
Pery também levantou um assunto relevante que causa preocupação “garimpos”. O deputado pevista vai acionar a secretaria de Segurança Pública (SEJUSP) e Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), para uma operação rigorosa nos garimpos clandestinos no Estado.
O líder de governo deputado Wilson Santos, ressaltou que o Estado tem apresentado saldos positivos na redução dos índices de violência em Mato Grosso. Segundo o líder Várzea Grande reduziu 48% da violência e Rondonópolis 20%. Já o deputado José do Pátio e o presidente ressaltaram que a sociedade ainda não sentiu essa redução.
José do Pátio sugeriu que a Assembleia Legislativa faça uma pesquisa minuciosa, acompanhada pelo presidente da Comissão de Segurança Pública, com o objetivo de conhecer a verdadeira realidade do setor.
Outro ponto apontado por Pátio foi os crimes de homicídios que não são esclarecidos. “São pais, mães, irmãos e conjugues que sofrem com a impunidade pela morte de seus entes queridos”, disse.
Na ocasião, Wilson anunciou que mil e duzentos homens já estão sendo capacitados para irem para as ruas no combate a violência. Como também 200 carros traçados serão entregues para atender as demandas da área de segurança.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Brasil agora tem política nacional para Alzheimer e outras demências

Demência é um termo geral que engloba várias doenças neurodegenerativas que ocasionam a perda gradual de funções cerebrais. É...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img