19.8 C
Rondonópolis
, 17 junho 2024
 
 

Projeto nomeia de Afro Stefanini Terminal Intermodal

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
O deputado federal Wellington Fagundes (PR) propôs na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei  que denomina de Afro Stefanini o Terminal Ferroviário
O deputado federal Wellington Fagundes (PR) propôs na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei que denomina de Afro Stefanini o Terminal Ferroviário

Após solicitação do deputado estadual Hermínio J. Barreto (PR), o deputado federal Wellington Fagundes (PR) propôs, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei (PL) que denomina de Afro Stefanini o Terminal Ferroviário, localizado no Complexo Intermodal de Rondonópolis. Segundo o PL, a realização desta obra que liga o trecho de Alto Araguaia a Rondonópolis é decorrente do empenho de muitos cidadãos mato-grossenses, e “nesta oportunidade quero homenagear na pessoa do Sr. Afro Stefanini, todos que lutaram por mais esta conquista para Mato Grosso”.

O nome de Afro Stefanini foi sugerido pelo radialista Antônio Carlos, em seu programa “Rondonópolis Verdade”, na Rádio Clube. Para o deputado Jota Barreto, que encampou a ideia, a proposta, com certeza, agrada a população de Rondonópolis, justamente em função das muitas coisas que ele [Afro] fez em prol do desenvolvimento da cidade.

Afro Stefanini morreu no dia 25 de maio de 2008, aos 88 anos, depois de ser deputado estadual, federal, Chefe da Casa Civil do Estado de Mato Grosso e conselheiro do Tribunal de Contas. Stefanini nasceu em Calábria, São Paulo, e veio para Rondonópolis em 1947, antes da emancipação da cidade.

Stefanini começou sua vida profissional como caminhoneiro, transportando postes para a instalação das linhas de telégrafo em Mato Grosso. Ele financiava as lavouras de pequenos produtores rurais e, em troca, recebia apenas os produtos da própria lavoura. Afro Stefanini foi também o homem quem transportou todo o material para a construção da primeira ponte da cidade de Rondonópolis inaugurada em 1955.

Além disso, Stefanini foi um dos principais incentivadores da produção de algodão na região. Foi ele quem trouxe a primeira semente de algodão para Rondonópolis e incentivava os produtores a investirem na nova opção de produção.

OUTROS PROJETOS DE LEI

Além do Projeto de Lei do deputado federal Wellington Fagundes, a Câmara Municipal, que alega que cabe ao município denominar o Terminal Intermodal de Rondonópolis, deve elaborar para a próxima sessão ordinária, no dia 28, um projeto de lei para denominar o local. Os vereadores ainda devem decidir entre os nomes de Afro Stefanini e Adão Salles.

Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso também há um Projeto de Lei, de autoria do deputado Walter Rabello (PSD) que pretende denominar o Terminal Intermodal com o nome de Olacyr Francisco de Moraes, o ex-rei da soja, que tem como sua base a região de Tangará da Serra.

- PUBLICIDADE -spot_img

4 COMENTÁRIOS

  1. O nome deveria ser do senhor Adão Salles, pois este senhor que escolheram nada acrescentou a cidade como político, não deixou nenhum legado, apenas deixou bem empregados filhos e amigos próximos. Adão Salles pioneiro na produção magnífica desta região.

  2. O Deputado Walter Rabello (PSD) está mexendo em um assunto que não lhe diz respeito, pois colocar o nome de Olacyr Francisco de Moraes, uma pessoa que não tem nada a ver com Rondonópolis e explorava a terra em Mato Grosso e investia em São Paulo. Tem que valorizar gente que ajudou o Estado crescer.

  3. Está de parabéns o nobre deputado em valorizar um dos maiores políticos e pioneiro de Rondonópolis. A este homem, rendo as minhas homenagens.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Brasil agora tem política nacional para Alzheimer e outras demências

Demência é um termo geral que engloba várias doenças neurodegenerativas que ocasionam a perda gradual de funções cerebrais. É...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img