26.8 C
Rondonópolis
, 15 maio 2024
 
 

Izabel de Sousa, uma missionária de Deus

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Edileusa Pena - 22-04-13

Izabel de Sousa Reis, de 79 anos, é viúva há um ano. Mãe de cinco filhos, sendo três homens e duas mulheres. Ainda tem cinco netos e uma bisneta, com outra já a caminho. Esta poderia ser uma história feliz de uma família muita unida. Infelizmente, não foi esse o destino reservado a esta mulher que dedica sua vida à família, ao próximo e ao trabalho pesado por toda vida. Entretanto, viveu e experimentou a maior dor que uma mulher pode passar: a morte de seus dois filhos; cada um de uma forma trágica e em momentos diferentes.
Tempos depois sofreu com a doença de seu marido. Foram quase dois anos de dedicação total ao seu amado. Homem de Deus, Felipe Neres dos Reis, baiano de nascença e rondonopolitano de coração, foi um dos pioneiros a escolher esta cidade como sua terra, lugar para viver e criar seus filhos. E, assim foi até o dia em que faleceu, no dia 14 de setembro de 2012. Um dos dias mais triste que se pode contar. Mesmo com esta terrível perda, esta mulher que aparentemente é frágil, mas tem uma energia, uma vitalidade, uma resiliência invejável, não desanimou em momento algum.
Como diz Elídio de Sousa Reis, o único filho vivo, companheiro de sua mãe, infelizmente fraturou o fêmur, há quase dois meses, ficando impossibilitado de tudo. Elídio define emocionado a família como a melhor coisa em sua vida. Para ele, o pai era um homem nobre, de excelência, muito trabalhador. Sua mãe, seu único e verdadeiro amor. E, suas irmãs a força de viver.
Diante de tantas adversidades, inclusive financeira, em vez de se entregar à solidão ou desespero, Izabel de Sousa Reis procurou seguir iluminadamente o caminho de Deus e cumprir com as promessas divinas, sem hesitação ou qualquer demonstração de cansaço, tristeza ou insatisfação.
Aos filhos, sejam legítimos ou adotados, trata com muito amor. Amor de uma mãe com o coração maior que o mundo. Abriga a todos que busca seu amor, seu carinho, suas orações e atenção. Ou outros mais atrevidos que chega até a passar uns dias em sua casa.
Izabel, definitivamente, é uma fortaleza, uma mulher incansável. A impressão que temos em passar alguns momentos com ela é que ela aprendeu economia doméstica, reciclagem e preocupação com o meio ambiente, mas tudo de forma autodidática.
Como explica Nildete de Sousa Gomes, “Dona Izabel, é muito mais mãe do que muitas mães por aí”. Nildete também confessou que conhece Dona Izabel de uma vida inteira. “Eu era menina quando conheci Dona Izabel e ela já fazia orações para as pessoas, ensinava remédios caseiros e sempre aconselhava o bom caminho”. Nildete enfatizou ainda, que em nenhum momento nunca a viu triste ou indisposta para atender o próximo que a procura, independente da hora. “Sou testemunha de que ela muitas vezes nem dorme”.
Para Carlos Ferreira Graciano: “É a melhor mãe que adotei em toda a minha vida e fui por ela, generosamente, adotado”. Bom e gostoso é o que fica no coração, o que sai da boca ofende, o que fica no coração Deus abençoa.
Já Cristiane Silva expressa com muito carinho que foi através dela, que teve o verdadeiro encontro com Deus e tantas graças obtidas com suas orações. “De uma forma simples, irmã Izabel, mesmo sendo evangélica, nunca critica religião de ninguém. Tem sempre amor e carinho com todos”, complementa.
Dona Izabel, ou melhor mãe Izabel, acorda todos os dias às quatro horas da manhã para orar por uma infinidade de pessoas que entrega a ela seus pedidos, suas fotografias, ou suas vidas. Muitas vezes, como ela mesma diz, o anjo do Senhor a acorda por volta de uma hora da madrugada para ela orar e receber as benções divinas para continuar forte na missão evangelizadora de Deus.
Tem gente que a procura duas ou três da madrugada. Algumas batem à sua porta por volta das cinco da manhã. E, muitas não saem da casa dela antes das dez ou onze da noite. Ou ainda, a qualquer momento do dia ou da noite quem a procura, encontra ela sempre disposta a oferecer seu carinho, seu colo, seu ombro amigo e suas preces. Também tem gente que vem busca-la para viajar, ou ir a alguns municípios ou redondezas, sítios e fazendas próximos a Rondonópolis.
Seu único pecado, como costuma confessar, é assistir ao programa Cidade Record, apresentado por Valdemir Costa, pois, o Deus que ela serve determina que missionários, que pregam a palavra de Deus, não devem assistir ou apreciar as coisas do mundo nas telas do pecado. Ou ouvir os consumismos excêntricos que contaminam os ouvidos e impedem o agir de Deus.
Contudo, Izabel abre esta exceção, e já nesta hora, com seu almoço pronto e sempre com muitas opções de comida gostosas feitas no fogão à lenha, se senta para assistir seu programa preferido. Quem chega, senta e se serve a vontade, sem cerimônias. E, Izabel, à frente de sua televisão pequena e antiga, para tudo para ouvir Valdemir Costa. E, aí de quem a incomode nesta hora…
Seus únicos desejos: receber uma visita de Valdemir Costa; ter um pouco mais de dinheiro para viver melhor e, quem sabe um dia voltar para sua terra: Alcantilado, um pequeno vilarejo de Guiratinga, distante 142 km de Rondonópolis. Toda vez que falo do Alcantilado, mãe Izabel chora de saudades de sua terra amada. “Olha, minha filha, já passei tantas lutas, perdi meu entes queridos preciosos, mas nunca toquei em Deus, nunca falei mal ou culpei Deus de nada. O mal do povo é culpar Deus pelas adversidades e dar força ao inimigo. Estou quase com oitenta anos, mas levanto cedo todos os dias e faço minhas coisas quietinhas. Deus é para ser glorificado. Meu Deus é meu pai e ele ouve todos os meus pedidos, meus clamores, porque aprendi a louvar e glorifica-lo a cada instante. Minha casa não tem nada, não tem luxo, a única coisa que tenho é o Deus vivo que sirvo”, pontuo com muita propriedade, sabedoria e fé.

(*) Edileusa Regina Pena da Silva é jornalista e professora  da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Rondonópolis – [email protected]

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Governo federal anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do RS

As famílias que perderam móveis, eletrodomésticos e outros objetos com as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img