16.9 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Educação na hora certa

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Este, com certeza, é um momento impar que Rondonópolis está vivendo no que  diz respeito a ensino superior. Fomos gratificados com a notícia da vinda do curso de medicina que há tanto esperávamos e aguardávamos. Com certeza, nossa cidade já está mais do que na hora de termos um curso desse gabarito para nos levar a patamares ainda maiores de desenvolvimento. É mais do que justo elevarmos nossos índices não só no que diz respeito a economia, política ou enfim crescimentos em índices como citados, mas o principal elevarmos no que diz respeito a educação já que, infelizmente, nosso Estado não corre como se deveria nos índices educativos. Em âmbito nacional estamos abaixo.
Mas, justamente, vemos que esta história está mudando, já tivemos também no início do ano o vestibular de medicina em Cáceres através da UNEMAT. Vemos aí outros cursos desejados também se instalando em cidades que necessitavam e assim  o desenvolvimento  vem chegando em nosso Estado na parte educativa. Dessa forma, nossa cidade está sendo brindada com a ampliação e vinda do curso de medicina pela UFMT. Isso mostra que os jovens e todos aqueles que sonhavam com o curso mas não podiam se deslocar, agora esses jovens terão oportunidades de fazer o curso que sonhavam e ainda atuar aqui na nossa cidade.
Digo que a vinda desses cursos vem somar para aqueles que, principalmente, não tem condições de sair da nossa cidade para realizar o seu curso  sonhado e ainda ter a oportunidade de ser profissionais concretizados na sua busca pela profissão.
Além de fomentarmos uma das áreas mais precárias da nossa cidade que é o setor saúde, onde precisamos melhorar muito ainda nessa parte. O principal disso tudo, é que estaremos valorizando os profissionais da nossa terra, onde não teremos que ficar reféns da importação de profissionais para ter atuação aqui na nossa região.
Motivar os jovens para ser bons profissionais e prestigiar sua terra, são princípios fundamentais para termos um crescente progresso, aliado às boas práticas e a ética acima de tudo. Essas são receitas chaves para o crescimento tanto na parte pessoal quanto para nossa terra.
Estamos prestes a ser ainda mais valorizados quanto à educação e ensino superior, com a vinda da UNEMAT que vem sendo lutada a cada dia para poder ainda mais ofertar escolhas e qualidade para o futuro daqui da  região, pois, com a universidade pública do Estado poderemos trazer ainda mais opção aos nossos mais de quinhentos mil habitantes que rodeiam as mais de vinte cidades circunvizinhas.
Com a campanha PRÓ-UNEMAT, víamos nos olhos dos jovens e também daqueles que aguardam há tempos suas oportunidades a esperança de se chegar a nossa cidade a variedade e acessibilidade de cursos que precisamos.
E, como sempre disse, nossa cidade chegou em um patamar onde os cursos que temos e que são ofertados aqui giram, quase sempre, em  torno dos mesmos, gerando num futuro próximo a estagnação de profissionais e ainda mais, estes mesmos, muitas das vezes até insatisfeitos pois como não tiveram oportunidade de cursar fora e se viram na dura realidade de ter que ficar aqui e fazerem uma graduação que não lhes agradava, e isso é muito triste.
Por isso, estamos sendo a cada dia brindados com as novidades no que diz respeito a uma das áreas de maior importância em âmbito nacional e, o principal, elevar os índices do nosso Estado. E se Deus quiser iremos cada vez mais elevar e prestigiar como de fato os profissionais locais, sendo assim referência não só na parte econômica, mas também  reconhecidos por formar os melhores profissionais do país.

(*) José Olavo Pio é acadêmico de engenharia civil aqui em Rondonópolis – Email:[email protected]

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Em 4 meses de 2024: Exportações locais ultrapassam 1 bilhão de dólares

Exportações de Rondonópolis atingem U$ 1.051,09 bilhão em quatro meses, com crescimento de 5,3% no ano. O montante mantém...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img