Durante as duas gestões do governador Blairo Maggi frente ao Estado de Mato Grosso, ele teve a sensibilidade voltada ao desenvolvimento, especialmente ao setor de turismo. Lembramos que o trade turístico apresentou durante a campanha para a reeleição várias reivindicações e deixou claro, se ele cumprisse, receberia uma “carteira de sócio” do segmento. Para a nossa satisfação, quase tudo foi cumprido. O Governo por meio de parcerias mandou restaurar patrimônios públicos, como exemplo o cine Teatro Cuiabá, a igreja de São Benedito e outros patrimônios que refletem no turismo cultural.
Em relação a infraestrutura, destacamos as rodovias asfaltadas para melhorar o acesso aos municípios com os pontos turísticos. A ligação asfáltica entre Diamantino e São José Rio
Claro, atendeu a necessidade das pousadas. O trecho entre Chapada e Campo Verde fez com que encurtasse o giro pelas cidades do Leste, como Primavera e Barra. A rodovia entre Poconé e Porto Cercado representa uma redenção para o Sesc Pantanal e toda a região, além do trecho inaugurado até Barão de Melgaço, que facilitou muito para quem trabalha o turismo nas Baías de Chacororé e Siá Mariana. Pensando ainda na construção da identidade turística do Estado, o setor já tem a garantia da marca Mato Grosso, a exemplo da marca Brasil, criada pelo Governo Federal e estampada em muitos produtos.
Mas, a maior conquista para o turismo, sem dúvida nenhuma está relacionada ao empenho pessoal de Blairo Maggi, para que Cuiabá, fosse incluída entre as Capitais que vão sediar a Copa Mundo em 2014. Este foi o maior gol de placa para a população Mato-grossense, mesmo sabendo dos inúmeros desafios pela frente. As obras encaminhadas vão mudar a imagem da Capital e preparar o Estado com padrão de qualidade internacional para receber os milhares de visitantes.
O trade turístico agradece todas as ações implementadas dentro desta nova política de turismo. Como nem tudo é perfeito, lamentamos que ficou uma mácula para Blairo Maggi, pois ainda repercute de forma negativa a suspensão da tão esperada Festa Internacional do Pantanal, o evento que marcava a abertura de nossa temporada turística e era para os municípios uma verdadeira vitrine para apresentar o potencial turístico para vários Estados e outros Países.
(*) Oiran Gutierrez – Presidente do Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso – SINDETUR