32.2 C
Rondonópolis
, 10 maio 2024
 
 

Menos sol, ossos mais fortes e coração saudável

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

saude dos ossos

Com a frequente carência de vitamina D e os efeitos do cálcio prejudiciais ao coração, como equilibrar a suplementação e manter a saúde?
Já é bastante conhecida das pessoas a necessidade de ingerir cálcio, especialmente o público feminino, para manter a saúde dos ossos, evitando a Osteoporose e fraturas decorrentes do enfraquecimento ósseo. No entanto, a indicação de suplementos, bem como as doses indicadas a cada paciente devem ser muito bem avaliadas, pois se trata de uma substância que acarreta complicações. Pesquisas indicam que parte do cálcio tende a se depositar nas artérias, constituindo fator de risco para a saúde cardiovascular.
Há, no entanto, uma novidade que promete resolver esta questão oferecendo muito mais saúde aos ossos, sem atingir as artérias. É a vitamina K2, já considerada pelos especialistas como ‘a nova vitamina D’. A vitamina K2, também conhecida pelo nome de menaquinona.
Isso porque foi constatado cientificamente que o efeito da suplementação de cálcio e vitamina D não poderá ser total nos ossos se não houver a quantidade adequada de vitamina K2 para ativar a osteocalcina, que é uma proteína responsável pela fixação do cálcio nos ossos e impedindo seu depósito nos vasos. A vitamina D estimula a síntese de osteocalcina. Porém, sem a vitamina K2, esta proteína não é ativada e, portanto, não exerce sua ação benéfica! Estas foram as grandes descobertas recentes que fizeram com que a vitamina K2 fosse considerada “ a vitamina D do futuro”.
Há estudos, por exemplo, que demonstram a   diminuição da incidência de fraturas com o uso da  vitamina K2, bem como estudos demonstrando sinergismo de ação entre cálcio, vitamina D e vitamina K2 na saúde óssea. A vitamina K2 também faz com que não ocorra a calcificação nas paredes dos vasos, eliminando este facilitador para doenças cardiovasculares. Ela maximiza o depósito de cálcio nos ossos e auxilia na prevenção de algumas doenças cardiovasculares relacionadas à calcificação vascular.

Onde encontrar?
Apesar de haver a produção endógena da vitamina K2 por bactérias intestinais, essa produção não é suficiente, sendo necessária a busca de fontes externas. Nos alimentos, está presente em maior quantidade apenas em um alimento típico japonês, chamado natto, à base de soja fermentada. Portanto, faz-se necessária a suplementação, uma vez que não temos a produção endógena suficiente e a dieta ocidental não é rica nessa vitamina.
No mercado nacional há uma formulação exclusiva de suplemento de cálcio citrato malato, vitamina D e vitamina K2: o Caldê K2, da Marjan Farma, que maximiza a absorção do cálcio, transportando-o diretamente para os ossos, evitando o depósito nas artérias e o consequente risco cardiovascular.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Estica a corda: Pátio busca Justiça para não pagar emendas até 30 de junho

Em meio às cobranças dos vereadores sobre o pagamento das emendas impositivas previstas na Lei de Orçamento Anual (LOA)...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img