30.1 C
Rondonópolis
 
 

Câncer, a segunda doença que mais mata no Brasil (VI/XI)

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Esquema de cancer de prostata - corAs incipientes pesquisas na área apontam que o câncer de mama atinge um homem a cada 100 mulheres. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, mais de 500 homens morreram no período de 1996 a 2002 vítimas desse tipo de câncer. Nos Estados Unidos, a mortalidade chega a 400 casos por ano, e segundo um estudo publicado no ano passado na revista norte-americana Câncer, a incidência naquele país aumentou em 25% nos últimos 25 anos.

Câncer de mama masculino câncer de mama em homens e uma doença pouco conhecida e, em razão de sua raridade, existem Poucos ensaios clínicos e publicações abordando-o.
Nosso objetivo é revisar a literatura focando a epidemiologia, os fatores de risco, a patologia e os marcadores tumorais do câncer de mama e publicações abordando-o. O câncer de mama em homens corresponde a 1% de todas as neoplasias da mama.

Os fatores de risco incluem hiperestrogenismo, idade, ascendência judaica, historia familiar, síndrome de Klinefelter. Os dados sobre patologia mostram que 90% dos tumores são ductais invasivos, de Klinefelter. Os dados sobre patologia mostram que 90% dos tumores são ductais invasivos, 80% apresentavam receptores de estrógeno e 80% a 90%, receptores de progesterona positivos.

O tratamento é extrapolado dos estudos sobre câncer de mama feminino: cirurgia, hormonioterapia, quimioterapia e radioterapia são usadas seguindo os guidelines femininos. Os fatores prognósticos incluem tamanho tumoral, grau histológico e comprometimento linfonodal. O câncer de mama e similar em homens e mulheres; todavia, os casos masculinos apresentam particularidades imunoistoquimicas, mas não existem estudos suficientes para avaliar o impacto dessa característica.

PRÓSTATA

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Sintomas de Câncer de próstata

Sintomas como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável.

Fatores

Existem também alimentos que contém níveis significativos de agentes cancerígenos, como os nitritos e nitratos que são usados para conservar alimentos; como picles, salsichas, embutidos e os enlatados que se transformam e nitrosinas no estomago o qual contém ação carcinogênica potente responsável pelos altos índices de câncer no estômago. Já os defumados e churrascos, são impregnados pelo alcatrão proveniente da fumaça do carvão, o mesmo contém na fumaça do cigarro com a mesma ação. Os alimentos preservados com o sal, como a carne de sol, charque e peixes salgados, também podem desenvolver o câncer no estômago principalmente nas regiões onde é comum o consumo destes alimentos.

Imagem de câncer de pele no nariz

A ingestão de gorduras pode alterar os níveis de hormônios no sangue e provocar o câncer de mama e próstata. No Brasil, segundo as pesquisas o câncer de mama é maior devido ao consumo de gorduras principalmente nas regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, enquanto que o colón e o reto são ocasionados pela pequena ingestão de fibras. São necessárias as mudanças de hábitos alimentares comendo mais frutas, verduras, legumes e grãos integrais de preferência, porque estes contem nutrientes como vitaminas, fibras, minerais e outros compostos que ajudam nas defesas naturais, destruindo os carcinógenos, levando assim uma alimentação saudável e profilática. Estes tipos de alimentos bloqueiam e revertem os estágios iniciais do processo cancerígeno e devem ser consumidos com frequência. Hoje infelizmente e com muito pesar que vemos adolescentes e jovens nas lanchonetes, cantinas das escolas consumindo Hambúrguer, cachorro quente, batatas fritas e outros que incluem os de riscos alimentares porque são desprovidos de fatores de proteção, criando assim ambientes favoráveis a o surgimento de tumores malignos. (Continua na próxima semana)

Prof. Antonio Frange – Rg. MEC N. 51.458 – CRT. 40.691
e-mail [email protected] – cel. 66-9984-2714

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições municipais: Ex-presidentes da Câmara ensaiam retorno

Pelo menos três ex-presidentes da Câmara Municipal têm projetos para retornar ao Legislativo nas eleições municipais deste ano, a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img