22 C
Rondonópolis
, 15 maio 2024
 
 

Manutenção precisa ser feita antes de vistoria da ANAC

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Diversas estruturas do Aeroporto Municipal, como a cerca operacional, precisam de reparos antes da vistoria da ANAC

Está prevista entre os dias 12 e 15 deste mês uma vistoria da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco. No entanto, apesar da instalação de todos os equipamentos para operar por instrumentos, a manutenção necessária do recinto para a aprovação e certificação da ANAC não foi realizada. Os equipamentos já estão instalados há mais de um ano à espera da vistoria do órgão. A informação foi repassada ontem (3) pelo vereador Jailton Dantas (PSDB), o qual alerta que, se até a visita da ANAC na cidade, a manutenção não for devidamente realizada, o Aeroporto Municipal corre o risco de ser fechado.
“O prefeito foi informado sobre a situação e delegou para a Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) e Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat) realizarem a manutenção necessária. No entanto, estive hoje [ontem], no aeroporto e as máquinas estavam paradas. Sei que é um sábado, mas com o prazo apertado para realizar o que já deveria estar pronto para vistoria, o serviço já era para estar a todo vapor. Era para esta visita da Anac ocorrer no dia 28 de fevereiro, mas por alguma eventualidade não aconteceu. Se tivesse ocorrido, talvez hoje o aeroporto já estivesse fechado devido as pendências”, alertou o vereador.
A vistoria da ANAC no Aeroporto Municipal é esperada desde o começo do ano passado para certificação de todo o conjunto de equipamentos para o recinto operar por instrumentos, incluído o sistema RNAV (responsável por fornecer aos pilotos coordenadas geográficas por meio do sistema GPS). Enquanto não for obtida a portaria de homologação do procedimento de voo por instrumentos, o sistema RNAV não pode ser homologado em Rondonópolis. A certificação operacional do Aeroporto Municipal, através do Manual de Operações do Aeródromo (MOPS), foi protocolada pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Setrat) no dia 23 de março de 2017 na ANAC, em Brasília.
Segundo Jailton Dantas, antes da vistoria da ANAC, o Aeroporto ainda precisa passar por manutenção das placas e pinturas de sinalização, pintura em torno da Biruta, alinhamento do Papi (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), manutenção da cerca operacional, limpeza da parte pavimentada, manutenção de buracos e rachaduras, limpeza do sistema de drenagem e revitalização de balizamento e materiais sobressalentes.
Com os procedimentos em andamento, o Município, enfim, alterará a portaria de procedimento de voo visual, até agora vigente, para procedimento de voo por instrumentos, o que seria um grande avanço e chamariz para o Aeroporto Municipal.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

2 COMENTÁRIOS

  1. Se a Coder nem buraco simples das vias mais movimentadas da cidade consegue consertar, e o Setrat nao sabe nem sequer colocar agentes para organizar o transito em cruzamentos complicados do centro da cidade quando acontece algum problema com semáforo ou obras no transito… imagine esses dois orgão tendo que lidar com algo bem mais complexo que é a operação e equipamentos de um aeroporto… Lamentável mas acho que roo ficará sem o pseudo-aeroporto em breve!!!

  2. Há muito, mas muito tempo se fala do “NOSSO AEROPORTO”: “(A certificação operacional do Aeroporto Municipal, através do Manual de Operações do Aeródromo (MOPS), foi protocolada pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Setrat) no dia 23 de março de 2017 na ANAC, em Brasília.)” – PARA NÓS LEIGOS ISTO É NADA SOMADO COM NADA. Não estou culpando os que estão testa dos que estão: AEROPORTO MUNICIPAL, mas os poderes públicos que só conversam e pouco fazem. EU PERGUNTO É ASSIM QUE GERAM OS BENS PARTICULARES?
    – Na sociedade brasileira atual grassa uma onda de ódio, raiva e dilaceração que raramente tivemos em nossa história. Chegamos a um ponto em que a má vontade generalizada impede qualquer convergência em função de uma saída da avassaladora crise que afeta toda a sociedade.
    Está na hora de alguém com responsabilidade colocar A CASA EM ORDEM.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Governo do RS chama bombeiros da reserva e policiais aposentados

O governo do Rio Grande do Sul publicou nesta quarta-feira (15), no Diário Oficial do estado, uma autorização para que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img