35.9 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Demanda reprimida de mais de 3 mil alunos em Rondonópolis

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Reunião entre vereadores e representantes da Secretaria de Educação – Foto: Roberto Nunes/A TRIBUNA

O ensino integral instituído pelo governo do Estado de Mato Grosso em algumas escolas de Rondonópolis acabou gerando aumento da demanda de alunos das séries do ensino fundamental para as escolas municipais. A informação foi repassada ontem (24) pela secretária de Educação do Município, Carmem Garcia Monteiro.
Ela foi na reunião da ordem do dia da Câmara Municipal pedir apoio dos vereadores para o incentivo às políticas públicas para a construção de mais escolas municipais para atender os alunos da educação infantil com idade entre 4 a 5 anos. Atualmente, nesta faixa etária, segundo a secretária, existem 3.258 alunos à espera de uma vaga na rede municipal.
O vereador Silvio Negri (PC do B), que também é professor, lembrou que, desde o ano passado, é lei que todas as crianças de 4 e 5 anos estejam na escola. No entanto, na cidade não tem conseguido isso devido a falta de salas de aula. “E para complicar ainda mais a situação, escolas municipais tiveram que absolver a demanda de alunos do ensino fundamental de algumas escolas que passaram a atender apenas o ensino médio e integral. O município tem buscado alternativas, mas para resolver o problema é preciso a criação de mais unidades para atender o ensino infantil”, disse o vereador.

Carmem Garcia Monteiro, secretária de Educação

No ano passado, escolas estaduais como André Maggi, Adolfo Augusto de Moraes e Silvestre Gomes Jardim passaram a atender apenas o ensino médio. Alunos do ensino fundamental acabaram matriculados nas unidades municipais. “Com esta mudança promovida pelo Estado e sem discussão com a sociedade, a falta de vagas para o ensino infantil de crianças de 4 a 5 anos, se complicou mais ainda, pois salas que poderiam ser usadas para o ensino infantil, passaram para o uso de alunos do fundamental”, reclamou o vereador.
Segundo informado pela secretária de Educação, para minimizar a falta de vagas para o ensino infantil, a Escola Rubens Alves, localizada no Nossa Senhora do Amparo, que funciona em período integral, poderá passar a ter dois turnos. Hoje, a unidade com ensino integral atende 216 crianças, mas com ensino em dois turnos poderá passar atender 432. “A única solução para atender o ensino infantil é a construção de escolas. Estimamos que até 2020 terão que ser construídas na cidade 100 unidades para atender a demanda reprimida existente e a que surgirá nos próximos anos”, avaliou a secretária.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Em 4 meses de 2024: Exportações locais ultrapassam 1 bilhão de dólares

Exportações de Rondonópolis atingem U$ 1.051,09 bilhão em quatro meses, com crescimento de 5,3% no ano. O montante mantém...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img