O Ministério Público do Estado de Mato Grosso aderiu ao Movimento Maio Amarelo, que este ano chama a atenção da sociedade sobre a responsabilidade de cada um para a construção de uma cultura de paz no trânsito.
Além da adesão à campanha nacional, a instituição também incluiu o tema no projeto “Diálogos com a Sociedade” para voltar a debater o assunto durante o mês de julho.
A temática será tratada em material publicitário, peças virtuais para redes digitais/sociais e entrevistas jornalísticas.
Parceira da iniciativa, a concessionária Energisa Mato Grosso ressalta que nos quatro primeiros meses deste ano, já foram registrados mais de 240 batidas contra postes em todo estado.
Os números correspondem a acidentes que causaram danos a estruturas da rede elétrica tanto nas áreas urbanas. Estatísticas revelam que a maioria dos acidentes de trânsito ocorre em razão do excesso de velocidade e uso de bebida alcoólica.
Em uma das ocorrências recentes, por exemplo, uma carreta atingiu dois postes de energia que abastecem parte dos municípios de Marcelândia e União do Sul, no norte de Mato Grosso.
Mais de sete mil imóveis foram impactados. Segundo o boletim de ocorrências o motorista apresentava sinais de embriaguez.
Além do risco à vida, cerca de 125 mil clientes tiveram a energia interrompida temporariamente em decorrência de batidas contra postes só neste ano. Os números preocupam e ascendem as discussões sobre a segurança no trânsito.
Para o diretor-presidente da Energisa, Gabriel Alves Pereira Júnior, a parceria com o Ministério Público vai beneficiar a toda a sociedade.
“Como distribuidora de energia, a Energisa se preocupa não apenas com os danos que essas colisões causam ao sistema elétrico. Mas, principalmente, com a segurança das pessoas. Então esse diálogo é fundamental”, destacou o diretor.
A subprocuradora-geral de Justiça Administrativa do MPMT, Claire Vogel Dutra, ressalta que, além da temática do trânsito, o projeto “Diálogos com a Sociedade” contempla abordagens sobre enfrentamento à violência contra a mulher, ao abuso sexual contra crianças e adolescentes e ao idoso, racismo, entre outros temas. As campanhas serão realizadas até o final do ano.
Orientações
A Energisa informa que em um acidente com poste fique atento os ocupantes do veículo devem manter a calma e permanecer dentro dele, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que irá realizar os procedimentos com a máxima segurança.
Quem se deparar com um acidente nessas circunstâncias também precisa manter a distância e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros e avisar a Energisa pelo 0800 646 4196.