23.5 C
Rondonópolis
 
 

Biblioteconomia lança o “Minitecas Literárias” no Parque Universitário

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Foto: Arquivo

O curso de Biblioteconomia do campus de Rondonópolis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lança hoje (21), a partir das 14h, no PSF do bairro Parque Universitário, próximo ao Oratório Filhos de Dom Bosco, o projeto “Bibliotecas Comunitárias – Minitecas Literárias”. O objetivo é a socialização do conhecimento, através da leitura e de atividades lúdicas para a população de áreas com maior vulnerabilidade social.
O projeto será lançado no PSF do bairro juntamente com a campanha “Outubro Rosa”, cujo foco é a prevenção do câncer de mama. A miniteca literária pretende ressignificar os espaços das ruas, praças e comunidades diversas.
A proposta do curso de Biblioteconomia é abranger, especialmente, as áreas mais carentes de recursos econômico-financeiros, por meio da cultura informacional, possibilitando, em contexto urbano complexo e multifacetado, um instante de aprendizagem lúdica, a partir da leitura e troca de livros, de forma gratuita e disponível 24 horas por dia.
Trata-se de um projeto de extensão de intervenção urbana, onde são instaladas pequenas bibliotecas colaborativas. Com isso, serão criados espaços para inúmeras trocas literárias, incentivo à leitura e ocupação de áreas da cidade tais como postes, praças e instituições públicas e privadas de forma mais articulada para a transformação dos percentuais negativos de sujeitos-leitores, divulgados por órgãos como o Ministério da Educação, que deixam claro que o povo brasileiro não tem o hábito de ler.
Inicialmente, em caráter piloto, foram desenvolvidas cinco casinhas, sendo que quatro delas estão localizadas em pontos estratégicos na UFMT, como a Universidade Aberta à Terceira Idade. Fora do campus local, já está sendo instalada uma Miniteca no PSF do Parque Universitário, conciliando públicos de variadas idades tais como crianças, adolescentes, adultos e idosos, em uma região de extrema vulnerabilidade social.
O curso de Biblioteconomia do campus local da UFMT pretende espalhar as Minitecas por diversos pontos de Rondonópolis em colaboração com órgãos públicos, como a Prefeitura, além de instituições privadas.
As pequenas bibliotecas comunitárias possibilitarão ao público não apenas a troca de livros de maneira simples e rápida, mas também a socialização de conhecimento e de experiências informacionais.
O projeto de extensão é coordenado pela professora/doutora Edileusa Pena, do curso de Biblioteconomia da UFMT.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP; Sul de MT e de GO podem ser atingidos

Um nova onda de calor deverá manter as temperaturas elevadas em todo o Mato Grosso do Sul nos últimos...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img