20.7 C
Rondonópolis
, 12 maio 2024
 
 

Banda Marinho e seus Beat Boys comemora 50 anos

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
A primeira formação da banda Marinho e seus Beat Boys, em 1967 - Foto: Arquivo pessoal
A primeira formação da banda Marinho e seus Beat Boys, em 1967 – Foto: Arquivo Pessoal

Neste mês de setembro, a Banda Marinho e seus Beat Boys, tida como um patrimônio cultural do município, está completando 50 anos de atuação em Rondonópolis. Criada pelo pioneiro Marinho Franco, falecido em 2000, a banda resistiu ao tempo e se constitui em uma referência no cenário musical da cidade. Para comemorar esse aniversário, será realizada a Noite Bodas de Ouro, no dia 29 de setembro próximo, no Grand Beer.
A contribuição na vida cultural de Rondonópolis sempre fez parte da trajetória do maestro Marinho Franco, desde sua chegada ao município, em 6 de agosto de 1951. Logo, ele reuniu alguns rapazes que tinham vocação musical, depois de várias aulas e ensaios, formando o primeiro conjunto musical de Rondonópolis e da região: o Jazz Band Marinho, e inaugurando o primeiro salão de danças do município. Marinho atuava no sax alto, instrumento que dominava com perfeição e talento, sendo o líder do grupo.

Formação atual da banda Marinho e seus Beat Boys: repertório versátil - Foto:  Arquivo Pessoal
Formação atual da banda Marinho e seus Beat Boys: repertório versátil – Foto: Arquivo Pessoal

O pioneiro maestro Marinho Franco, criador da banda mais antiga de Rondonópolis - Foto: Arquivo pessoal
O pioneiro maestro Marinho Franco, criador da banda mais antiga de Rondonópolis – Foto: Arquivo pessoal

Após a inauguração do Rondonópolis Clube, no começo da década de 1960, Maestro Marinho resolveu reformular o conjunto musical que havia criado, adaptando o violão elétrico. O grupo passou a se chamar Marinho e seu Conjunto a partir de 1961, permanecendo com essa denominação até 1967. Com a revolução musical a partir de então, como a Jovem Guarda e a banda The Beatles, reformulou outra vez o conjunto e incorporou novidades.
Em 1967, a banda do pioneiro passou então a se denominar Marinho e seus Beat Boys, em homenagem aos Beatles, se tornando um grande sucesso em Rondonópolis e no resto de Mato Grosso, bem como outros estados. Gravou vários discos e tocou com músicos de renome nacional. Estima-se que, nesse período todo, mais de 50 pessoas já passaram pela banda.
Hoje a banda Marinho e seus Beat Boys é liderada pelos filhos do pioneiro. Da formação inicial, apenas o Zito (tecladista) permanece até hoje na banda. A formação atual é composta por Crisóstomo (sax), Zito (teclado), Serginho (guitarra), Marilete (cantora), Valtinho (baixo), Valdir Melo (cantor), Ivonei (bateria) e Natal (percussão).
Ontem, Crisóstomo, filho mais velho do Marinho, e Valdir Melo visitaram a redação do Jornal A TRIBUNA, para divulgar um pouco da história dessa banda-baile e para convidar a população local para a comemoração dos seus 50 anos, com um repertório versátil, especialmente com músicas dos anos 60, 70, 80 e 90, na última sexta-feira deste mês, junto com um festival de massas e um jantar dançante.
Valdir Melo informa que os ingressos individuais para essa noite de comemoração podem ser adquiridos através do seu telefone (66) 99901-2910.

- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Negociação de dívidas: REFIS tem início na próxima segunda-feira (13)

Começa na próxima segunda-feira, dia 13, e segue até 31 de maio, o Mutirão do Programa de Regularização Fiscal...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img