33 C
Rondonópolis
 
 

Escada e prédios modernos são trunfo contra incêndios

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Coronel do Corpo de Bombeiros entende que uma tragédia como a desta semana em Londres dificilmente pode ocorrer em Rondonópolis

caminhao - escada magirus - 06-09-14 (1)
O registro de um grande incêndio em um prédio residencial de 24 andares em Londres, na Inglaterra, com 30 mortes confirmadas até ontem, serviu de alerta para o Mundo nesta semana em relação ao sistema de combate a sinistros em edifícios altos. Em Rondonópolis, o comandante regional do Corpo de Bombeiros, coronel Vanderlei Bonoto Cante, avalia que as estruturas preventivas existentes localmente atendem a demanda. Além de contar com uma escada Magirus de 55 metros de altura, os edifícios mais altos na cidade vêm adotando sistema de proteção e segurança avançado.
A preocupação com a questão aumenta ao considerar que Rondonópolis vem vivendo um processo de verticalização mais acentuado nas duas últimas décadas. O prédio mais alto existente no município hoje possui 23 andares e fica na Vila Birigui. Contudo, está em construção na cidade o seu primeiro prédio com mais de 30 andares, no residencial Sagrada Família. Toda essa estrutura vertical requer mecanismos preventivos e de segurança. Conforme o coronel Bonoto, em análise feita ontem ao Jornal A TRIBUNA, os edifícios elevados de Rondonópolis, avaliados pelos bombeiros nos últimos anos, têm todo um sistema de proteção e segurança muito bem elaborado.

Corpo de Bombeiros em Rondonópolis possui uma escada Magirus, com alcance de 55 metros de altura - Foto: Arquivo
Corpo de Bombeiros em Rondonópolis possui uma escada Magirus, com alcance de 55 metros de altura – Foto: Arquivo

Com o episódio do incêndio no edifício Joelma, em São Paulo, com mais de 190 mortes, em 1974, Bonoto atesta que uma série de medidas preventivas passaram a ser adotadas para lidar com sinistros em prédios altos no Brasil. Ele observa que os prédios altos, por exemplo, se valem agora de escadas enclausuradas que não permitem entrada de fumaça, possuem dutos de ventilação de ar e iluminação de emergência. Outras estruturas importantes são sistemas próprios de proteção por rede de hidrantes e chuveiros automáticos.
Em relação à estrutura do Corpo de Bombeiros em Rondonópolis, coronel Bonoto atesta que o município possui uma escada Magirus muito moderna, existindo apenas três desse modelo no País, sendo uma em Rondonópolis e outra em Cuiabá. Essa escada possui alcance de 55 metros de altura, o equivalente a um prédio de 18 andares. O alcance do esguicho, dependendo das condições, alcançaria mais quatro andares. “Agora que estão começando a ser construídos os primeiros prédios com mais de 18 andares na cidade”, pondera. Nesse contexto, explica que a finalidade principal da escada é proceder o resgate de pessoas nos apartamentos, possuindo um elevador junto com cesto.
Coronel Bonoto entende que uma tragédia como a desta semana em Londres dificilmente pode ocorrer em Rondonópolis. Ele avalia que a nossa cidade não possui nenhum prédio com estrutura alterada com revestimento inflamável, assim como da capital inglesa. “Não vejo uma possibilidade do ocorrido em Londres se repetir em Rondonópolis”, externou para a reportagem.
CASO LONDRINO – O incêndio desta semana ocorreu no edifício Grenfell Tower, na zona oeste de Londres, na Inglaterra, na madrugada de quarta-feira (14/6), deixando aos menos 30 mortes e dezenas de feridos. O revestimento fixado na parte externa do prédio, em uma reforma no ano passado, é apontada como uma das principais causas para a fácil propagação das chamas.

Preocupação aumenta ao considerar que Rondonópolis vem vivendo um processo de verticalização mais acentuado nas duas últimas décadas - Foto: A TRIBUNA
Preocupação aumenta ao considerar que Rondonópolis vem vivendo um processo de verticalização mais acentuado nas duas últimas décadas – Foto: A TRIBUNA
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

“Acordou”: Caos leva Pátio a despachar na Saúde

Não é de agora que a saúde pública em Rondonópolis não vai nada bem. O que se ouve diariamente,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img