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, 22 maio 2024
 
 

Energia elétrica lidera o ranking de reclamações em abril

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Os números são do Procon estadual, com sede em Cuiabá
Os números são do Procon estadual, com sede em Cuiabá

No mês de abril, o Procon Estadual registrou 2.366 atendimentos. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), foram 1.521 registros, enquanto pelo atendimento online foram 845 reclamações em Mato Grosso.
No Sindec, o campeão de reclamações foi a área “Serviços Essenciais”, com 795 atendimentos. Liderando o setor está a categoria “Energia Elétrica”, com 366 registros, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 223 reclamações e “Telefonia Celular”, com 135.
Em segundo lugar está a área “Assuntos Financeiros”, com 311 reclamações: 152 para a categoria “Banco Comercial”, 54 para “Cartão de Crédito” e 26 para “Cartão de Loja”.
A área “Serviços Privados” ocupa o terceiro lugar do ranking, com 175 atendimentos, sendo 39 para “Escola” (pré, 1º, 2º graus e superior), 35 para “TV por Assinatura” (Cabo, Satélite, etc.) e 34 para “Estabelecimento Comercial (Supermercado, Loja, Padaria, Locadora, Frutaria, etc.)”.
Já a área “Produtos”, com 171 registros, está na quarta posição do ranking de atendimentos presencias, registrando 45 procedimentos para a categoria “Telefone” (Convencional, Celular, Interfone, etc.), 21 “Acessório para Aparelho Eletrônico/Pilha/Elétrico” (Agulha, Fone de ouvido, Bateria, etc.) e nove para “Geladeira e Freezer”.
A área “Saúde” aparece em quinto lugar, com 38 reclamações, seguida de “Habitação” com 23 registros e em último lugar está a categoria alimentos com oito reclamações.
Integram o banco de dados do Procon Estadual os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, da Assembleia Legislativa (ALMT) e do Ganha Tempo de Várzea Grande Shopping.
ATENDIMENTO ONLINE
O Procon registrou 845 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” foi a mais demandada, com 386 registros. Em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 255 reclamações; e em terceiro “Produtos de Telefonia e Informática”, com 109.
Na quarta posição da plataforma está a categoria “Transportes”, com 28 reclamações. Em quinto lugar aparece a categoria “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 25 registros; em sexto lugar a categoria “Demais Produtos”, com 21 reclamações; na sétima posição está a área “Demais Serviços”, com 12 reclamações; e em oitavo a área “Turismo/Viagens”, que cinco registros.
A área “Saúde” ocupa a nona posição com três registros e, na décima posição, está a categoria “Água, Energia e Gás” com apenas um registro. As áreas “Alimentos”, “Educação” e “Habitação” não tiveram reclamações registradas no mês de abril na plataforma online.

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