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Aeroporto de Rondonópolis será privatizado, diz governo

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Próximo leilão de concessões para iniciativa privada no País, ainda sem data marcada, prevê um lote incluindo os cinco aeroportos de Mato Grosso

Alguns segmentos da sociedade local defendem, há muitos anos, a transferência da administração do Aeroporto Municipal de Rondonópolis para a iniciativa privada ou terceiros
Alguns segmentos da sociedade local defendem, há muitos anos, a transferência da administração do Aeroporto Municipal de Rondonópolis para a iniciativa privada ou terceiros

O programa do Governo Federal de concessões de aeroportos no País terá um lote incluindo cinco aeroportos mato-grossenses: Várzea Grande/Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta e Barra do Garças. O lote com cinco aeroportos cria uma sinergia e maior atratividade ao vencedor, com um novo modelo a ser explorado unindo todas as estruturas. O Governo do Estado atesta que a decisão foi confirmada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil.
No último dia 17 de março, o governo de Michel Temer realizou o primeiro leilão de aeroportos, incluindo os das cidades de Fortaleza (CE) e Salvador (BA). O próximo leilão de concessões para iniciativa privada no País, ainda sem data marcada, prevê novidades, a exemplo do lote incluindo os cinco aeroportos de Mato Grosso. O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, informou que a inclusão dos aeroportos do nosso estado no leilão de concessões do Governo Federal foi atendendo a um pedido dele.
Taques explicou que o Governo do Estado solicitou e o Governo Federal aceitou a inclusão do Aeroporto Marechal Rondon (Várzea Grande) e dos quatro aeroportos regionais no Programa Nacional de Desestatização (PND). Conforme o governador, a concessão garantirá aos cinco aeroportos envolvidos uma melhor qualidade de serviços prestados e mais tranquilidade aos passageiros.
Vale lembrar que, diante dos frequentes problemas enfrentados, alguns segmentos da sociedade rondonopolitana já defendem, há muitos anos, a transferência da administração do Aeroporto Municipal de Rondonópolis para a iniciativa privada ou terceiros. Além disso, desde o começo da gestão, o governador Pedro Taques já vinha estudando a possibilidade da privatização de um grupo de aeroportos do Estado.
A proposta é que seja feita uma nova e moderna modelagem para aeroportos, que está sendo construída em parceria com a Secretaria Nacional de Aviação Civil. O aeroporto superavitário, no caso o Marechal Rondon, poderá subsidiar os quatro aeroportos regionais menores, de modo que todos funcionem com padrão de qualidade. Na prática, a empresa vencedora, que poderá ser estrangeira, destinaria o valor da outorga não mais para União, mas sim para investimentos nos regionais.
Além do governador, o senador Wellington Fagundes também disse ter atuado para que os cinco aeroportos em questão fossem repassados à iniciativa privada. Para isso, o parlamentar atesta que entregou um relatório nesse propósito ao Governo Federal, no qual também mostra a necessidade de apoio à aviação regional e adequações imediatas nos aeroportos de Rondonópolis e Sinop.

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