21 C
Rondonópolis
, 14 maio 2024
 
 

Estado tem 10 novos casos em uma semana

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Rondonópolis tem 92 casos notificados; 45 foram descartados, 29 estão em investigação, 18 foram confirmados como microcefalia e uma morte está em investigação
Rondonópolis tem 92 casos notificados; 45 foram descartados, 29 estão em investigação, 18 foram confirmados como microcefalia e uma morte está em investigação

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), em boletim divulgado ontem (12), informou que em uma semana 10 novas notificações de microcefalia foram registradas no Estado. O Município de Rondonópolis continua liderando o ranking de notificações com 92 casos, seguido de Cáceres com 55 e Cuiabá com 37.
Em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, a informação é de que nenhum dos novos casos notificados e divulgados no boletim são da cidade. Das 92 notificações em Rondonópolis, conforme o último boletim da SES, 18 foram confirmadas e 29 estão em investigação. Os outros casos foram investigados e descartados.
Mato Grosso totaliza 272 diagnósticos até o dia 6 agosto, e 92 permanecem em investigação de acordo com as definições do protocolo de vigilância da Secretaria de Estado de Saúde. Os casos notificados estão distribuídos em 47 municípios.
Já foram descartados para microcefalia 131 casos em 23 municípios, após a reavaliação clínica de exames de imagens e do perímetro cefálico, constatando que estavam dentro da normalidade e sem alterações do Sistema Nervoso Central (SNC).
Do total de casos, 45 foram confirmados com microcefalia e/ou alterações do SNC, destes, 39 foram por exame de imagem detectando alteração típica em 12 municípios (Cáceres, Cláudia, Comodoro, Cuiabá, Juara, Peixoto de Azevedo, Rondonópolis, São José do Povo, Sapezal, Sorriso, Tapurah e Várzea Grande), e 6 por amostra positiva de vírus zika nos municípios de Cuiabá e Primavera do Leste.
A orientação da SES é para que os municípios continuem a investigação conforme o protocolo de vigilância, para confirmação ou descarte dos casos, contribuindo com informações precisas necessárias ao acompanhamento dos casos pela atenção à saúde.
MORTES
Do total de casos notificados no Estado, 18 evoluíram para óbito após o parto ou durante a gestação (abortamento ou natimorto). Quatro óbitos foram descartados por serem casos notificados onde não foi possível investigação laboratorial, ou seja, foram notificados através da busca retrospectiva nos prontuários médicos, e um caso de Cuiabá por apresentar amostra negativa para o vírus zika. Os demais estão aguardando resultados de exames para classificação do caso. Rondonópolis tem uma morte devido a microcefalia em investigação.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Antigo Seriema: Observatório Social aciona o MP

O Observatório Social de Rondonópolis (OSR) acionou o Ministério Público Estadual (MPE) para cobrar respostas da prefeitura sobre a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img