12.8 C
Rondonópolis
, 28 maio 2024
 
 

A TRIBUNA reata laços entre irmãos sem contato há 50 anos

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Na foto, os irmãos Ivany de Souza Oliveira, moradora de Cariacica (ES), e Waldemiro (morto em um incêndio)
Na foto, os irmãos Ivany de Souza Oliveira, moradora de Cariacica (ES), e Waldemiro (morto em um incêndio)

Após reportagem publicada pelo Jornal A TRIBUNA ontem (29/6), Ivany de Souza Oliveira, moradora da cidade de Cariacica, na Grande Vitória (ES), conseguiu concretizar o sonho de localizar o irmão: Elson Valeriano de Oliveira, morador de Rondonópolis. Eles perderam o contato, não tinham notícias um do outro desde 1964, portanto, há mais de 50 anos. Esse é mais um caso que entra na lista de pessoas que o Jornal A TRIBUNA ajuda a se reencontrarem no Brasil.
A filha de Ivany, a auxiliar de serviços Marilza de Souza Oliveira, foi quem manteve contato com a redação, através do espaço “Repórter Cidadão”, disponibilizado no site do Jornal A TRIBUNA (www.atribunamt.com.br), pedindo ajuda para localizar o irmão da mãe, tendo em vista que pesquisa feita pela família na internet indicava que Elson morava em Rondonópolis. Ela conta que Elson saiu da cidade de Colatina (ES), com a esposa Guilhermina e os filhos Geneci e Gelson, para trabalhar numa fazenda em Mato Grosso.

Elson Valeriano de Oliveira e sua esposa Guilhermina Maria de Jesus Oliveira, moradores na zona rural de Rondonópolis - Foto: Arquivo Familiar
Elson Valeriano de Oliveira e sua esposa Guilhermina Maria de Jesus Oliveira, moradores na zona rural de Rondonópolis – Foto: Arquivo Familiar

Com a publicação da reportagem ontem pelo Jornal A TRIBUNA, uma das filhas do Elson Valeriano, no caso a Neuci Valeriano de Oliveira, reconheceu que Ivany era a irmã que tanto seu pai falava ao longo da vida. Ainda ontem as famílias mantiveram contato por telefone e confirmaram se tratar dos irmãos separados por mais de 50 anos. Detalhe: quando Elson saiu do Espírito Santo, tinha apenas dois filhos. Hoje possui 12 filhos com Guilhermina Maria de Jesus Oliveira, sendo 4 homens, um morto em um acidente de trânsito em 2011, e 8 mulheres. Tem 29 netos e 27 bisnetos.
Atualmente, Elson tem uma casa na Vila Mineira em Rondonópolis, mas reside em um sítio na zona rural, próximo da MT-130, a 20 km do Centro. Há muito tempo chegou a morar na Vila Planalto, em Rondonópolis. Ele tem 82 anos de idade e sua esposa, 78 anos. Assim que saiu do Espírito Santo, veio para Rondonópolis e depois foi para Poxoréu, ficou um tempo em Araputanga e retornou para Rondonópolis. Lúcido e ainda bastante ativo, ordenha vaca, capina e faz plantio. Sempre morou em sítios e fazendas.
Ontem foi um dia de muita felicidade para Elson e Ivany. “A gente ficou muito contente, muito satisfeito, até emocionado, porque fazia tantos anos sem notícias”, disse Elson à reportagem, admitindo que estava até sem esperança em reencontrar a irmã devido à quantidade de tempo que passou. Ivany, a irmã caçula, por sua vez, quase não acreditou que localizou o irmão que tanto procurava. “Estou muito feliz, foi uma bênção muito grande! Queria muito saber notícias dele. Agora já vi as fotos dele, dos meus sobrinhos…”, relatou ela.
A filha de Ivany, Marilza, observa que fazia uns três anos que lutava para localizar o tio, especialmente pela internet, mas foi com o Jornal A TRIBUNA que isso foi possível. “Não imaginava que ia achar assim. Até cogitava na possibilidade dele não estar mais vivo. É uma surpresa incrível localizá-lo e saber notícias dele, hoje com 12 filhos!”, repassou Marilza.
Com o paradeiro conhecido, agora os irmãos planejam se reencontrar pessoalmente. Ivany disse à reportagem que vai tentar, em breve, vir a Mato Grosso rever o seu irmão e sua família. “Vai ser uma alegria demais da conta reencontrá-la!”, externou Elson.
Além de Ivany, Elson tem mais um irmão vivo, o Pedro, morador de Itaperuna (RJ).

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Nossa fico tão feliz em rever esta reportagem, e agora dizer com certeza, eles já reencontram e mataram a saudades…Pena que meu tio Pedrinho, faleceu semanas após a visita do tio Elson ?.., Obrigada mais uma vez a tribuna do MT…

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Corpus Christi: Comércio pode abrir neste feriado em Rondonópolis

O comércio varejista de Rondonópolis pode abrir as portas nesta quinta-feira (30), Feriado de Corpus Christi. A abertura é...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img