23.4 C
Rondonópolis
 
 

Estado promete cirurgias de alta complexidade

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Foto: Arquivo
Foto: Arquivo

A equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES) emitiu um parecer favorável à solicitação de credenciamento do Hospital Regional de Rondonópolis “Irmã Elza Giovanella” como Unidade de Assistência de Serviço de Alta Complexidade em Neurocirurgia e Traumato-Ortopedia. Esse credenciamento é um dos grandes anseios da sociedade rondonopolitana na área de saúde, com intervenções da classe política e até da sociedade civil, assim como ocorreu no protesto recém-efetivado pelo médico neurologista Altemar Lopes, com apelo mais voltado à neurocirurgia publicado no Jornal A TRIBUNA, mostrando que muitas vidas estão sendo ceifadas devido à ausência desse serviço.
Inclusive, Juízo da Comarca de Rondonópolis determinou em meados deste ano que o Estado e o Município concretize, junto ao Ministério da Saúde, o credenciamento e habilitação da alta complexidade em Traumatologia e Ortopedia no Hospital Regional da cidade ou em outra unidade hospitalar, passando então a realizar, imediatamente, todos os procedimentos. A ação civil pública com pedido de tutela antecipada foi interposta pela Defensoria Pública, em parceria com o Ministério Público. Na área política, o deputado estadual Sebastião Rezende tinha solicitado por diversas ocasiões esse credenciamento junto à SES.
O parecer favorável da Secretaria de Estado de Saúde, segundo o informado, foi resultado de uma visita realizada em setembro deste ano, pelas equipes da Coordenadoria de Rede de Serviços da referida Secretaria e do Escritório Regional de Rondonópolis, que teve como objetivo avaliar o funcionamento da unidade. A avaliação foi baseada nos critérios das portarias ministeriais, com aplicação de check-list que analisou os serviços de unidade de terapia intensiva, unidade de alta complexidade em neurologia e em ortopedia.
“A habilitação da unidade junto ao Ministério da Saúde possibilitará melhor organização da rede de serviços de referência no estado, ampliando o acesso aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente na região Sul do estado”, destacou o secretário de Saúde, Eduardo Bermudez.
“O Governo tem trabalhado constantemente na questão da descentralização dos serviços de saúde, fortalecendo a existência do atendimento em alta complexidade também no interior, nos pólos, tanto para desafogar a rede já existente na capital quanto para que o usuário possa ser atendido mais perto de sua casa”, completou.
Durante a visita foi verificada a necessidade de adequações para que o Hospital Regional de Rondonópolis seja credenciado. De acordo com o relatório técnico, as alterações necessárias garantem a qualidade da assistência aos usuários e vão desde estrutura física a aquisição de materiais e equipamentos.
Para Bermudez, o momento é de concentrar forças para que o processo de credenciamento do Hospital Regional de Rondonópolis prossiga de maneira dinâmica e contínua. “O Governo do Estado entende que o funcionamento adequado dos serviços de neurocirurgia e traumato-ortopedia no Hospital é imprescindível, por isso vamos priorizar as ações necessárias juntamente com o escritório regional de saúde e a unidade hospitalar, para que os serviços comecem a funcionar o mais breve possível”, afirma o gestor.
Todo o processo de credenciamento seguirá o Manual de Credenciamento e Habilitação dos Serviços Ambulatoriais e Hospitalares no estado de Mato Grosso e a portaria nº 90/2009 da Superintendência de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde, que norteia todo o fluxo de habilitação.
De acordo com o secretário, o próximo passo é realizar a obra de adequação do espaço e também comprar os equipamentos que irão compor a nova ala. “Todo o processo necessário já está sendo agilizado, e mesmo antes da habilitação pelo Ministério da Saúde, o Estado irá arcar com o custeio por que é de interesse deste governo”, concluiu.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Plano diretor: Justiça determina atualização em cidade de MT; em Roo projetos empacam na Câmara

Com a atualização do plano diretor atrasada há oito anos, a Justiça determinou que o município de Pontes e...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img