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Rotativo: entidades do comércio encaminham sugestões

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O estacionamento rotativo pago está suspenso desde o dia 1º de outubro deste ano, para acolhimento de sugestões e adequações no sistema
O estacionamento rotativo pago está suspenso desde o dia 1º de outubro deste ano, para acolhimento de sugestões e adequações no sistema

As principais entidades que representam o comércio varejista de Rondonópolis encaminharam documentos para a Prefeitura do Município, com sugestões de intervenções e melhorias no estacionamento rotativo pago nas vias públicas da região central da cidade – o Rotativo Rondon ou “Zona Azul”, suspenso desde o dia 1º deste mês. O Sindicato do Comércio Varejista de Rondonópolis e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) entregaram um documento em conjunto. A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR) encaminhou outro, em separado. Contudo, as três entidades defendem a manutenção do Rotativo Rondon, com as adequações necessárias.
O empresário Neles Walter Ferreira de Farias, presidente da CDL, citou ao Jornal A TRIBUNA algumas das sugestões encaminhadas ao prefeito Percival Muniz e ao secretário municipal de Trânsito e Transportes, Argemiro Ferreira. Entre as sugestões estão o aumento do tempo de permanência do veículo em uma mesma vaga, de 2 para 3 horas; redução dos preços atuais para R$ 1,50 para carro e R$ 0,50 para moto; e aprimoramento da capacidade do sistema de internet utilizado, para possibilitar maior fluidez aos usuários, corrigindo as inconsistências da tecnologia adotada pela empresa concessionária.
O documento em nome da CDL e do Sindicato do Comércio também defende redução do valor da notificação para R$ 3,00; e acabar com os 20 minutos vigentes de tolerância sem pagamento, dada à grande confusão gerada (pleiteia tolerância de ingresso no sistema de 10 minutos, possibilitando o deslocamento dos usuários ao parquímetro para acionamento do sistema e, também, diminuindo transtornos diversos). Outra ideia é a possibilidade de aquisição de horas/crédito também por meio de blocos de tickets avulsos, considerando a existência de pessoas com dificuldade em lidar com tecnologia.
A CDL e o Sindicato do Comércio também sugeriram a reserva de uma área do Município, com capacidade adequada, próxima à região de implementação do sistema rotativo, com gerenciamento controlado, a ser destinada aos comerciários/comerciantes e com cobrança de valor simbólico; concessão de desconto aos lojistas de 30% nas aquisições de créditos, com possibilidade de redistribuição dos créditos; e delimitação do sistema apenas entre as Avenidas Dom Wunibaldo e Bandeirantes e Ruas Dom Pedro ll e João Pessoa.
Com a efetivação das adequações necessárias, Neles ressalta que as entidades pedem a volta imediata do sistema na cidade. Ele destacou que a cobrança pela retomada do Rotativo é feita por necessidade, considerando as dificuldades para estacionar sem o sistema, o atual porte de Rondonópolis, com mais de 200 mil habitantes, frota de mais de 150 mil veículos e um comércio que atende a um pólo de cerca de 500 mil pessoas.
ACIR – As sugestões encaminhadas pela ACIR ao prefeito e ao secretário municipal são parecidas com as da CDL e do Sindicato do Comércio. O presidente da ACIR, José Luiz Gonçales Ferreira, diz que repassou, na semana passada, o ofício externando que a entidade que ele representa também é favorável ao Rotativo Rondon, incluindo várias sugestões para melhoria do sistema. Ele apontou para a reportagem que, poucos dias após a suspensão do estacionamento rotativo, a dificuldade para encontrar vaga para estacionar já voltou a ser realidade em Rondonópolis. “Está clara a necessidade do Rotativo pelo tamanho da cidade. Uma cidade que quer evoluir tem que ter uma alternativa de estacionamento”, externou para a reportagem.
Entre as propostas sugeridas pela ACIR estão o aumento do tempo de permanência do veículo em uma mesma vaga, de 2 para 3 horas; a redução do preço cobrado pela hora estacionada para R$ 2,00 para carro e R$ 1,00 para moto; melhoria do sinal de internet, com implantação de fibra óptica e outros investimentos; e acabar com os 20 minutos de tolerância sem pagamento, para facilitar a operacionalização do sistema.
Uma ideia repassada pela ACIR é que o Rotativo possa ceder uma vaga em cada quadra para uma empresa ali estabelecida, que, em troca, disponibilizaria internet de 50 mega aos usuários em geral. Além de facilitar o acesso ao aplicativo, acredita que beneficiaria a população com internet de graça no quadrilátero central.
Fora essas melhorias, José Luiz disse que seria interessante que houvesse a doação do 1º cartão aos usuários (cada veículo teria direito ao primeiro cartão e, em caso de um 2º, seria pago).

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  1. Sr. André; antes de criticar poderia ter me procurado para lhe explicar minha proposta encaminhada à prefeitura. Mas, como a maioria dos internautas, sua reatividade é constrangedora.
    Entre outras coisas, propus que nenhuma árvore ou jardim fossem retirados, e que com o uso diurno do estacionamento as praças seriam revitalizadas para o uso noturno da população que é mais comum, inclusive com infraestrutura adequada.
    Já que o Sr. se preocupa tanto com esse “patrimônio cultural”, porque não constrói ao menos banheiros “usáveis” nesses locais? Vai passear lá a noite; vai!

  2. Essa ideia e ridicula Varley Moreto, nossas praças tem que ser reformadas e cuidadas, e nao transformadas em estacionamento. Praça Brasil e dos Carreiros entre outras, sao patrimonio cultural da nossa cidade.

  3. O pequeno comerciante que apoiou o estacionamento pago deu um tiro no pé! Mantido esse sistema, logo logo o polo de comércio mais humilde não mais poderá persistir aqui no centro, tendo que se mudar para outros polos que se formarão; provavelmente nas Avenidas Bandeirantes, Brasil e Vila Operária. Com isso as empresas maiores (que estão apoiando) também perderão seus clientes pois dependem do fluxo promovido pelas pequenas.
    Exemplo é fato! Vejam o que aconteceu com a 13 de Julho em Cuiabá!

  4. Minha proposta é transformar as praças do Carreiros e Brasil em estacionamentos. Já fiz diversos comentários a respeito disso e parece que o interesse é só por dinheiro. Empresários que não possuem comércio aqui no centro não deveriam opinar. Minha empresa, por exemplo, que tem grande fluxo de clientes está sentindo muitas dificuldades com o estacionamento pago. E assim como essa, a maioria das pequenas empresas aqui do centro precisam de fluxo de pessoas na rua, que passou a não mais existir com esse sistema.

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