35.3 C
Rondonópolis
, 17 junho 2024
 
 

CPI convida senador para esclarecimentos e convoca 4

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Blairo Maggi (PR) para prestar depoimento sobre o processo de escolha de Cuiabá como cidade-sede
Blairo Maggi (PR) para prestar depoimento sobre o processo de escolha de Cuiabá como cidade-sede

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Obras da Copa aprovou na sessão de ontem (30), o convite ao senador Blairo Maggi (PR) para prestar depoimento sobre o processo de escolha de Cuiabá como cidade-sede, em que à época dos fatos era governador do Estado. Ontem também foram colhidos os depoimentos do ex-secretário adjunto de Obras Públicas Jean Nunes e do ex-secretário municipal de esportes e ex-secretário extraordinário sobre assuntos da Copa do município de Cuiabá, Pedro Sinohara.
DEPOIMENTOS
Em seu depoimento, Pedro Sinohara destacou que atuou no processo embrionário para escolha da cidade-sede, enquanto secretário municipal de Esportes, e que participou da elaboração de um documento para apresentar à Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) em que demonstrava interesse de Cuiabá em ser sede, que foi encaminhado a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Em janeiro de 2009, Sinohara entregou o cargo à frente da pasta de Esportes e em outubro do mesmo ano, assumiu o comando da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa e Turismo no município de Cuiabá. Em 2010 entregou o cargo que se tornou uma diretoria da Copa e outra do Turismo, ligadas diretamente ao gabinete do prefeito.
Conforme Sinohara, a Prefeitura de Cuiabá entregou a responsabilidade na execução das obras da Copa em sua totalidade ao governo do Estado, porém, não soube informar se houve um acordo ou pedido para repassar esta responsabilidade.
Na sessão de ontem, também foi colhido o depoimento do ex-adjunto de Obras Públicas Jean Nunes, que destacou os pontos abordados no Caderno de Encargos apresentado à FIFA. Documentos foram apresentados à CBF para concorrer à pré-qualificação, com isso ocorreu a pré-seleção de Cuiabá enquanto cidade-sede, em que apresentou projeto, de fato, na cidade do Rio de Janeiro, com as demais candidaturas.
“O então governador Blairo Maggi destacou decisões totalmente técnicas, e elaboramos um anteprojeto com bases reais, mostrando o que podia ser feito, sem grandes sonhos ou devaneios”, discorreu.
CONVOCAÇÕES
Fora o convite ao senador Blairo Maggi, os membros da CPI aprovaram a convocação de Marcelo Rosemberg, engenheiro do Castro Mello Arquitetos Ltda., que participou da elaboração do projeto básico de arquitetura do Estádio José Fragelli (Verdão) apresentado à FIFA como o estádio que sediaria os jogos;
Luiza Gomide de Faria Vianna, que à época dos fatos ocupava o cargo de Diretora de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, denunciada por supostamente ter adulterado o processo que tinha por objeto a proposta do governo para alteração do modal de transporte de BRT para VLT;
Higor de Oliveira Guerra, à época, analista de infraestrutura do Ministério das Cidades, responsável pela elaboração de nota técnica desfavorável a alteração de BRT para VLT;
Ivo Carlos Zecchini, então Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal (CEF), responsável por firmar contrato de financiamento e repasse para custeio das obras do BRT.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Inmet: Região Sul tem cinco alertas para temporais nesta segunda-feira

Três alertas são do nível laranja, para indicar perigo pelas tempestades. As chuvas podem ser de até 60 mm/h, queda de granizo e ventos que podem alcançar 100 km/h...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img