23.1 C
Rondonópolis
, 16 junho 2024
 
 

Tráfico de pessoas terá semana de mobilização

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
A Associação de Mulheres de Rondonópolis e Região Sul de Mato Grosso aderiu à campanha “Coração Azul” promovida pelo Estado
A Associação de Mulheres de Rondonópolis e Região Sul de Mato Grosso aderiu à campanha “Coração Azul” promovida pelo Estado

A Associação de Mulheres de Rondonópolis promoverá, no município, entre os dias 3 e 7 de agosto, uma campanha dedicada às ações de conscientização da sociedade sobre a ameaça que representa o tráfico de pessoas. O evento fará parte da “Semana de Mobilização Contra o Tráfico de Pessoas”, promovida pelo Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CETRAP). As ações devem acontecer em diversas cidades do Estado, várias atividades farão parte da mobilização.
De acordo com a presidente da Associação de Mulheres de Rondonópolis e Região Sul do MT, Sandra Raquel, a intenção é seguir a programação do estado dentro da realidade de Rondonópolis. “Nós vamos convidar outras entidades para nos ajudar nesta importante campanha e assim unir forças pelo fim do tráfico de pessoas em Rondonópolis e no estado”, diz Sandra.
O tráfico de pessoas consiste no ato de comercializar, escravizar, explorar, privar vidas, ou seja, é uma forma de violação dos direitos humanos. Normalmente, as vítimas são obrigadas a realizar trabalhos forçados sem qualquer tipo de remuneração como prostituição, serviços braçais, domésticos, em pequenas fábricas, além de algumas delas terem órgãos removidos e comercializados.
As mulheres são o principal alvo, pois o retorno financeiro para os traficantes é maior, visto que a prostituição, atividade mais desenvolvida por pessoas do sexo feminino, é o destino de 79% das vítimas do tráfico humano. O trabalho forçado, exercido por homens, mulheres e crianças, representa 18%. Essa atividade movimenta cerca de 32 bilhões de dólares por ano, privando a vida de mais de 2,5 milhões de pessoas.
CORAÇÃO AZUL
A campanha é idealizada pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Cetrap), vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Serão cinco dias de atividades com campanhas socioeducativas, atos públicos, entrega de panfletos em rodoviárias e aeroportos. Também acontecerão palestras com a sociedade, em que serão abordadas questões referentes ao tráfico de pessoas e suas modalidades, exploração sexual da mulher e formas de precaução. Uma Audiência Pública será realizada na Assembleia Legislativa, em Cuiabá, no dia 06 de agosto, às 19 horas.
Para denunciar o tráfico de pessoas, basta ligar para o “Disque 100”, serviço do Governo Federal. O Disque 180, Central de Atendimento à Mulher, também pode ser acionado.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Atletas de MT conquistam título de vice-campeão em Mundial de Futsal na China

A equipe de futsal de Mato Grosso conquistou o título de vice-campeã no Mundial Universitário, em Shanghai, na China....
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img