32.3 C
Rondonópolis
, 16 junho 2024
 
 

Associação foi representada em fórum realizado em Cuiabá

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Raimunda Celestina, Sandra Raquel e Isabel Cristina: Fórum realizado em Cuiabá
Raimunda Celestina, Sandra Raquel e Isabel Cristina: Fórum realizado em Cuiabá

No último dia 17 desse mês, foi discutido, em Cuiabá, o I Fórum das Unidades Móveis para Enfrentamento da Violência contra Mulher do Campo das Águas e Floresta. As unidades móveis são ônibus e barcos especialmente adaptados que levam serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência ao campo, floresta e águas.
A dificuldade de acesso aos serviços públicos é um dos principais problemas dessas pessoas que moram nessas áreas. Nas unidades serão realizadas ações de prevenção, assistência, apuração, investigação e enquadramentos legais no meio rural. O projeto também tem a função educativa, como a promoção de palestras e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e sua aplicação.
A presidente da Associação de Mulheres de Rondonópolis e Região Sul do MT, Sandra Raquel Mendes, participou da discussão em Cuiabá. De acordo com ela, foi uma reunião bastante produtiva, onde se discutiu o destino da Unidade Móvel que ira atender não só Cuiabá e Várzea Grande. O objetivo, segundo ela, é fazer um levantamento dos municípios para que esta unidade possa atender as mulheres rurais e mulheres indígenas (mulheres do campo das águas de floresta). “Nós, quanto Associação de Mulheres de Rondonópolis e Região Sul do MT iremos acompanhar e fazer o levantamento desta demanda na região Sul do estado, pois somos responsáveis pelos 19 municípios. Também estaremos fazendo uma parceria com o Conselho da Mulher, uma vez que esta unidade móvel estará atendendo as mulheres rurais do município”, explicou.
Segundo Sandra Raquel, em uma conversa com a superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado, Isabel Cristina Gama da Silveira, ela [Sandra] repassou que a associação está com apenas dois meses de registro. “Estamos nos organizando, começando os primeiros passos por Rondonópolis. E, aos poucos, estaremos fazendo o mesmo trabalho nos municípios. Mas não deixaremos de ajudar neste mapeamento. É importantíssimo que esta ação inicie o quanto antes, pois entendemos que as mulheres do campo realmente necessitam deste atendimento. Em breve, teremos uma nova reunião com a superintendente para que possamos estreitar os laços e fazer parcerias. Isabel Cristina demonstrou entusiasmo com a criação desta associação. Ela entende que poderá ser de grande relevância e, com certeza, irá fortalecer as políticas públicas para as mulheres do Estado”, sustentou.
Conforme Sandra, o convite por parte da Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado, já é um grande avanço para Associação de Mulheres de Rondonópolis e Região Sul do Mato Grosso. “Se fomos convidadas, é porque, de alguma forma, já estamos sendo vistas. Isso nos impulsiona a seguir e demonstra que estamos no caminho certo”, finalizou.
O evento contou também com presença da Assessora Especial para as Mulheres do Campo, Floresta e Águas da Secretaria de Políticas para as Mulheres/ Presidência da República, Raimunda Celestina de Mascena.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

‘Palco da Ciência’: projeto da Seciteci estará em Rondonópolis a partir desta segunda-feira

A partir de amanhã,  segunda-feira (17), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) inicia a 1ª...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img