18.3 C
Rondonópolis
, 17 junho 2024
 
 

Resultados da fiscalização ainda incertos

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Enquanto foram 247 atendimentos do Samu no mês de outubro, foram 253 atendimentos no mês de novembro
Enquanto foram 247 atendimentos do Samu no mês de outubro, foram 253 atendimentos no mês de novembro

Após mais de 01 mês do começo das notificações no sistema de fiscalização eletrônica em Rondonópolis, o coordenador do Samu de Rondonópolis, Israel Paniago, continua avaliando que ainda não dá para afirmar que o sistema resultou em redução de acidentes de trânsito no município. As notificações no sistema iniciaram dia 03 de novembro de 2014. Ele acredita que essa avaliação somente será possível mais para frente, confrontando dados dos bairros e vias centrais e com um período maior de análise, de pelo menos seis meses a partir da vigência do sistema.
Analisando o mês anterior ao começo das notificações (outubro) e o mês de novembro, os números do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) apontam para uma manutenção nos atendimentos de traumas ligados a acidentes de trânsito, não havendo redução. Enquanto foram 247 atendimentos do Samu no mês de outubro, foram 253 atendimentos no mês de novembro. Israel Paniago destaca que esses dados contabilizam apenas atendimentos de traumas ligados ao trânsito, excluindo os demais atendimentos por causas externas.
Os dados do Samu apontam que os principais atendimentos estão relacionados à colisão entre carro e moto. Esse tipo de atendimento aumentou de 114 em outubro para 115 em novembro. Os atendimentos por queda de moto aparecem na sequência e também tiveram aumento, passando de 48 em outubro para 50 em novembro. Depois aparecem os atendimentos de colisão entre moto e moto, que aumentaram de 34 em outubro para 35 em novembro.
Mesmo com a manutenção do número de atendimentos entre outubro e novembro, Israel ponderou que vale observar que, analisando outubro em relação aos meses anteriores de agosto e setembro, verifica-se certa redução nos atendimentos do Samu em Rondonópolis, na ordem de cerca de 6%. Nesse contexto, ele entende que realmente pode haver um reflexo da instalação dos equipamentos de fiscalização eletrônica, considerando que, apesar de não estarem notificando em outubro, muitas pessoas ficaram mais comedidas a partir do sistema ainda em teste.
Os acidentes de trânsito com apenas danos materiais não são registrados nas estatísticas do Samu. Somente são registrados quando contam com pessoas feridas, necessitando de atendimento.
DIVERGÊNCIA – A Prefeitura de Rondonópolis, no entanto, divulgou esta semana informação, dando conta da queda no número de ocorrências de trânsito atendidas pelo Samu em novembro.
Os números usados pela Prefeitura não consideram apenas atendimentos decorrentes de acidentes de trânsito, mas todos os atendimentos feitos pelo Samu por causas externas.
Além disso, a Prefeitura aponta que o Samu registra redução de acidentes de trânsito, o que não é possível ser mensurado, uma vez que o órgão não atende casos com danos materiais.

Atendimentos feitos pelo Samu decorrentes de acidentes de trânsito:

Tabela com numeros do samu - 12-12-14 copy

Fonte: Samu Rondonópolis

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Brasil agora tem política nacional para Alzheimer e outras demências

Demência é um termo geral que engloba várias doenças neurodegenerativas que ocasionam a perda gradual de funções cerebrais. É...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img