31.9 C
Rondonópolis
, 17 junho 2024
 
 

Bailarinos dão primeiro passo para criação de uma companhia

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Ariel Ereio Venâncio e Valdenir Costa resolveram oferecer um curso preparatório profissional em dança na cidade com o objetivo até de montar uma companhia profissional
Ariel Ereio Venâncio e Valdenir Costa resolveram oferecer um curso preparatório profissional em dança na cidade com o objetivo até de montar uma companhia profissional

Rondonópolis conta hoje com dois renomados nomes do ballet clássico que estão de volta à cidade realizando alguns projetos para o final do ano. E, nesta temporada, Ariel Ereio Venâncio e Valdenir Costa resolveram oferecer um curso preparatório profissional em dança na cidade com o objetivo até de montar uma companhia profissional num futuro próspero. “É um sonho, mas que pra ser atingido, precisa de profissionais preparados, ou seja, bailarinos com técnica e qualidade. Por isso, vamos oferecer na Academia Líder de Artes este curso avançado de ballet clássico”, diz Ariel, que se prepara para mais uma edição do Festival Dançarte, no início de dezembro, no ginásio Marechal Rondon. De acordo com o bailarino Valdenir Oliveira, que é rondonopolitano e já estudou no Bolshoi, em Santa Catarina, uma das maiores escolas do mundo de ballet, este curso será de 48 horas por semana e vai trazer aulas de nível intermediário, avançado, condicionamento físico, flexibilidade, exigências da dança contemporânea. As aulas serão realizadas no período da tarde, sempre das 14h às 17h10, de segunda à quinta feira.
Segundo a bailarina Ariel Venâncio, que integrou recentemente a Companhia Brasileira de Ballet, parceira de Valdenir no projeto, quem tiver interesse deve passar por uma seletiva nesta sexta-feira, às 18h, na Academia Líder, na Vila Aurora. “Serão três fases eliminatórias. A primeira será de flexibilidade, força, consciência corporal. Vamos pedir exercícios de barra também. Já a segunda eliminatória, no mesmo dia, levaremos em conta exercícios técnicos no centro, com adágios, alegros e giros. No final haverá espaço para uma improvisação onde será avaliada a criatividade e a expressão do bailarino”, afirma. As inscrições já estão abertas.
Com relação aos bailarinos que não tiverem interesse em frequentar toda a carga horária semanal, o professor Valdenir Oliveira diz que haverá a opção de se matricular para as aulas que tiverem maior interesse. As inscrições estão abertas para quem tem a partir de 13 anos. “Estendemos convite ainda àqueles que já possuem registro profissional. Pois vejo que é uma oportunidade de manter a técnica aprendida e aprimorar o conhecimento”, diz o bailarino.
A coreógrafa Sarah Jane Venâncio começa a pesquisar e elaborar um projeto com objetivo de montar uma companhia e quem sabe buscar patrocínio através de editais e seletivas públicas de projetos na área cultural. “Independente de conseguirmos realizar esse projeto da companhia, precisamos de bons bailarinos em Rondonópolis e em Mato Grosso. Gente preparada para as apresentações, festivais que aqui são realizados. Trazemos sempre de fora hoje em dia, justamente por não encontrarmos aqui”, ressalta Sarah.
A coreógrafa vê como arrojada a idéia de Rondonópolis ter uma companhia. “Essa será uma iniciativa inspirada, por esses jovens bailarinos que representam uma arte extremamente difícil não apenas no que diz respeito à formação, mas também à superação e aos imensos desafios por eles vencidos”, diz.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Inmet: Região Sul tem cinco alertas para temporais nesta segunda-feira

Três alertas são do nível laranja, para indicar perigo pelas tempestades. As chuvas podem ser de até 60 mm/h, queda de granizo e ventos que podem alcançar 100 km/h...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img