19.2 C
Rondonópolis
 
 

Começa amanhã a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
APAE de Rondonópolis engajada em mais uma Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
APAE de Rondonópolis engajada em mais uma Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rondonópolis (Apae) promove entre 21 e 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, sempre abordando um tema, e este ano é “Construindo uma história de igualdade e de oportunidades para todos!”.
No domingo, 24 de agosto, o Rotary Club Rondonópolis Rondon realiza, no salão de eventos do Caiçara Tênis Clube, a tradicional ‘Costelão da Apae’ com renda totalmente revertida para a associação. Há mais de 20 anos o Rotary promove o evento, a renda é utilizada para custear parte das despesas da Apae de Rondonópolis. A entidade foi fundada 1976 e possui 300 alunos portadores de deficiência intelectual e múltipla. Ela recebe ajuda financeira, por meio de convênios, dos Governos Federal, Estadual e Municipal, mas mesmo assim a Apae fecha todos meses com déficit.
O evento inicia às 11 horas. Como já é de conhecimento dos participantes, será necessário levar pratos e talheres. O cardápio terá costela bovina assada, acompanhada de arroz, salada verde, farofa, mandioca, maionese, pão e venda de bebidas. Informações pelo telefone (66) 3422-2985.
Outro destaque da programação será palestra com médico geneticista Francis Galera, na quarta-feira (27-08), a partir das 13 horas, com o tema ‘Mucopolissacaridoses: aspectos clínicos e diagnósticos’.
As Mucopolissacaridoses compõem um grupo de doenças que tem em comum o acúmulo de substâncias denominadas glicosaminoglicanos. São seis tipos distintos (com subtipos) e estão relacionadas à deficiência na produção/ação de enzimas localizadas em uma organela celular denominada lisossomo. O acúmulo destas substâncias leva progressivamente à disfunção das células e órgãos levando à disfunção destes.
“De maneira geral, podem apresentar infecções de ouvido de repetição, restrição articular, hérnia umbilical/inguinal e opacidade corneana. Muitos tipos levam à diafunção cognitiva e graves alterações esqueléticas, cardíacas entre outras. Em alguns tipos já existe proposta de tratamento através da reposição da enzima deficiente. Apesar de não curativo melhora a qualidade da vida dos pacientes”, explicou o médico.

PROGRAMAÇÃO
21/08 – 08h30 – Missa de abertura na Apae;
22/08 – Oficina de beleza;
24/08 – Realização do 22º Costelão no Caiçara Tênis Clube;
25/08 – Visita dos ‘Divertores da Alegria’;
26/08 – Sessão de cinema para os alunos no Rondon Plaza Shopping no período da tarde;
27/08 – Palestras na escola CIE (13 horas)
– geneticista Dr. Francis Galera
– assistente social do INSS ;
28/08 – A entidade estará aberta para visitas.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

“Acordou”: Caos leva Pátio a despachar na Saúde

Não é de agora que a saúde pública em Rondonópolis não vai nada bem. O que se ouve diariamente,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img