A Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) se posicionou, nesta sexta-feira (16), quanto ao fato dos laboratórios de informática dos colégios da rede estadual de ensino estarem parados. De acordo com o superintendente de formação da Seduc, Clóvis Arantes, há escolas que estão com as salas sem atividade por falta de projeto que possa fazer com que os alunos e professores utilizem esses espaços para aprimorar o ensino.
Clóvis reiterou que a maneira adequada para aproveitar os laboratórios é elaborar um plano que atenda a todos os alunos. Ele quis dizer que ao invés de manter as salas abertas para os estudantes fazerem pesquisas, o melhor seria se as crianças e adolescentes fossem inseridos em uma iniciativa que torne a aprendizagem mais prazerosa.
“A Seduc está mudando a forma de avaliação dos projetos educacionais. Antes, cada colégio encaminhava os planos para nós, a nossa equipe analisava e destinava o recurso para que a ideia fosse colocada em prática. A nova forma que queremos aplicar é que as escolas elaborem essas iniciativas e as inclua no Projeto Político Pedagógico (PPP) e, em seguida, encaminhem à Secretaria”, explicou.
O superintendente afirmou ainda que a Seduc desenvolve a ideia do ‘mediador juvenil’, que consiste na escolha de um aluno que irá criar o Projeto Pedagógico junto com os professores.
CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES
O coordenador de Formação em Tecnologia Educacional da Seduc, Edevamilton de Lima Oliveira, disse que os professores passam por capacitação para aprenderem a usar as novas tecnologias, como os Laboratórios de Informática Educacionais (LIED) e tablets, no ensino. De acordo com ele, esses cursos são ofertados pela Coordenadoria de Formação em Tecnologia Educacional (CFTE) e pelos Centros de Formação de Professores (CEFAPRO).
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