29.2 C
Rondonópolis
 
 

Município tenta fortalecer ações do turismo local

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Turismo em rondonopolis - 08-01-14
Rondonópolis possui regiões atrativas, como cachoeiras de águas cristalinas

Várias ações para fomentar o setor de turismo são planejados para 2014 em Rondonópolis. Com um calendário extenso de atividades e eventos, no ano em que Mato Grosso está em evidência por ser uma das subsedes da Copa do Mundo. Rondonópolis também terá um cronograma para aproveitar a data e divulgar o município para os turistas que deverão passar pela cidade.

A gerente do Departamento de Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Melissa Tonsic, explica que entre as ações para 2014 está a participação do município no Programa de Regionalização do Turismo, uma proposta do Governo Federal que contempla desde atividades de articulação, sensibilização e mobilização até a elaboração e a implementação dos planos estratégicos das regiões turísticas. Entre as principais ações estão planejamento e gestão regional do turismo e a elaboração do inventário da oferta turística.

Ainda em 2013 o departamento começou o trabalho de sensibilização e mobilização com a entrega de formulários para o primeiro passo do cadastramento no CADASTUR, um programa executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os órgãos oficiais de Turismo em todo Brasil, que permite o acesso a diferentes dados sobre os Prestadores de Serviços Turísticos através do site do Ministério.

“Nesse ano vamos continuar esse trabalho, com cadastramento de restaurantes e bares, os interessado podem procurar o Gabinete de Desenvolvimento Econômico, que vamos ajudar o  empresário com o cadastro que é muito importante para que o estabelecimento comercial dele, como restaurantes, bares e hotéis seja divulgado nacionalmente, antes do turista chegar em Rondonópolis já terá uma noção, por exemplo, de onde se hospedar e o que comer”, destacou Tonsic.

Rondonópolis ganhou o prato típico o “Roobife no palito”, que foi eleito entre sete receitas que disputaram a final. “Agora a Secretaria vai divulgar esse prato. Vamos aos restaurantes conversar com os empresários, mostrar a receita para que possa ser incluída no cardápio dos rondonopolitanos e visitantes”, disse a gerente acrescentando ainda que como foi um sucesso o concurso do prato típico em 2013. Para esse ano vai incluir no calendário do município o “Festival Gastronômico”.

Rondonópolis possui regiões atrativas como a Rodovia do Peixe, onde tem  sítios, restaurantes, espaços para realização de eventos; o complexo turístico Carimã, um lugar com água cristalina e cachoeiras; além da região do Naboreiro com águas termais, tudo isso falta ser explorado e fomentar o turismo Rural é a meta para 2014, com visitas e cadastramentos das propriedades rurais que têm aptidão para receber turistas.

“Estamos criando um guia turístico com os principais pontos de visitação, com informações de como chegar, onde se hospedar, principais bares, restaurantes, eventos oficiais do município, como shows e festivais, aeroporto, rodoviária, enfim informações que vão ajudar o turista”.

Como 2014 é o ano da Copa do Mundo o Departamento de Turismo entrou em contato com turistas estrangeiros que têm interesse de se hospedar em Rondonópolis. Ao todo quatro jogos serão disputados na arena Pantanal, no dia 13 de junho se enfrentam Chile X Austrália, no dia 17 Rússia e Coreia do Sul, dia 21, Nigéria e Bósnia e dia 24, Japão e Colômbia.

“Temos um grupo bastante expressivo oriundo da Bósnia, que tem interesse de se hospedar em Rondonópolis. Vamos precisar de vários hotéis, restaurantes e boas atrações para que eles queiram voltar e indiquem a cidade para outros turistas”, finalizou.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Na abertura da 89ª ExpoZebu, Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir o sarrafo” de quem pode propor ações diretas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img