19.8 C
Rondonópolis
, 17 junho 2024
 
 

Professores em greve fizeram caminhada

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Profissionais da rede estadual de educação saíram às ruas na manhã de ontem em uma caminhada de protesto
Profissionais da rede estadual de educação saíram às ruas na manhã de ontem em uma caminhada de protesto

Centenas de profissionais da rede estadual de educação, em greve desde o dia 12 deste mês, saíram às ruas na manhã de ontem em uma caminhada de protesto, em Rondonópolis. A intenção era dar visibilidade e dar explicações à sociedade sobre o movimento grevista em realização pelo setor. A greve ainda não teve avanços nas negociações.

A concentração dos grevistas começou por volta das 7h30 da manhã, em frente à Prefeitura de Rondonópolis, na Vila Aurora. Por volta das 8h30, os participantes saíram em caminhada, percorrendo a Rua Dom Pedro II, Avenida Marechal Rondon, Rua Arnaldo Estevan e terminaram na Praça Brasil.

Os intentos dos profissionais da educação foram repassados à sociedade através de carro de som, faixas e cartazes, além da imprensa. Aos profissionais e alunos de Rondonópolis se juntaram profissionais da educação vindos dos municípios de São José do Povo, Itiquira, Pedra Preta, Alto Garças e Alto Araguaia.

A diretora presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública de Mato Grosso (Sintep)/Subsede de Rondonópolis, Maria Celma de Oliveira, avaliou o ato de ontem como muito bom para o movimento, pois houve uma participação muito grande e divulgou os propósitos da greve na rede estadual de ensino.

Mesmo assim, até esta quinta-feira (22/08), o Governo do Estado não havia feito uma proposta de acordo para o Sintep. Maria Celma argumentou que a principal preocupação do movimento é a ampliação dos investimentos em educação pelo governo estadual para 35% das receitas do Estado, para que seja possível uma política de valorização salarial e das condições de trabalho no segmento.

Os grevistas querem ainda aumento salarial progressivo a ser aplicado ao longo de sete anos, de 10,41% acima da inflação; o pagamento de hora-atividade para os trabalhadores em regime CLT; o aumento do piso salarial para os profissionais de nível médio de R$ 1.569 para R$ 1.937; a posse de todos os aprovados no último concurso da educação; e investimentos em infraestrutura das escolas.
Nesta sexta-feira (23/08), em reunião na Escola Sagrado Coração de Jesus, o movimento vai tirar os próximos encaminhamentos em Rondonópolis.

A Subsede do Sintep informa que, das 35 escolas estaduais em Rondonópolis, apenas duas estão em funcionamento.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Brasil agora tem política nacional para Alzheimer e outras demências

Demência é um termo geral que engloba várias doenças neurodegenerativas que ocasionam a perda gradual de funções cerebrais. É...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img