32.6 C
Rondonópolis
, 24 maio 2024
 
 

Jovens também deram recado nas ruas

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
A concentração para o protesto na Praça Brasil, no Centro
A concentração para o protesto na Praça Brasil, no Centro
Movimento chegando em frente à Câmara Municipal
Movimento chegando em frente à Câmara Municipal
Manifestantes em caminhada pela Avenida Amazonas, no Centro
Manifestantes em caminhada pela Avenida Amazonas, no Centro

Manifestantes em frente a prefeitura - 26-06-13

Movimento chegando em frente à Câmara Municipal
Movimento chegando em frente à Câmara Municipal

Protesto percorreu varias ruas - 26-06-13 –> LIBERADO –> O segundo protesto seguindo as manifestações populares em todo o Brasil foi marcado em Rondonópolis pela presença maciça da juventude. A grande maioria dos participantes era formada por jovens. A nova manifestação transcorreu nesta quarta-feira (26/06), juntamente com inúmeros protestos simultâneos no país. Estimativas da Polícia Militar dão conta que entre 1.500 e 2.000 pessoas foram às ruas da cidade nessa ocasião, bem menos que os mais de 10.000 participantes da primeira iniciativa.
Os participantes se concentraram para o manifesto na Praça Brasil e saíram para as ruas depois das 17h20. Com faixas, cartazes e bandeiras da República, eles caminharam bradando palavras de ordem e frases de patriotismo, como “Vem para Rua!” e “Sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor…”. A manifestação percorreu, inicialmente, a Avenida Amazonas e depois a Rua Rio Branco, chegando em frente a Prefeitura. A Polícia Militar e os agentes municipais de trânsito deram apoio ao movimento, controlando o trânsito nas vias previstas no trajeto.
Em frente à Prefeitura, os manifestantes pararam, cantaram trechos do Hino Nacional e bradaram novas palavras de ordem. Eles encontraram a Prefeitura fechada e exigiam a presença do prefeito Percival Muniz. Um espaço para falas foi aberto, mas a falta de estrutura de som atrapalhou um pouco o intento. Um dos integrantes do movimento conseguiu falar com o prefeito por telefone, que estava em Cuiabá, o qual se comprometeu em receber uma comissão de representantes para discutir as reivindicações levantadas pelos jovens.
A manifestação continuou percorrendo a Rua Dom Pedro II, a Avenida Frei Servácio, a Rua Otávio Pitaluga e reservou outra parada diante da Câmara Municipal. Lá, muitos dos manifestantes fixaram os cartazes que levavam na porta do Legislativo Municipal, formando um grande mural de reivindicações. Ao longo do percurso, o movimento foi se esvaziando. Eles ainda percorreram a Rua Fernando Corrêa e terminaram no ponto de partida, na Praça Brasil, sempre no sentido das vias.
A manifestação em Rondonópolis transcorreu de forma pacífica, sem ações de vandalismo.

Veja o que motivou a participação de alguns manifestantes:

Lucas martins - protesto - 26-06-13Lucas Martins, 22 anos, balanceiro

Estou participando em face da luta pela melhoria da educação. Estou protestando mais pela situação de Mato Grosso, onde existe a Escola Ciclada, que interfere na qualidade do ensino, com o aluno sendo prejudicado, pois ele só marca presença na escola e não é cobrado…
Tainara Francisco de Souza, 20 anos, secretária.Taianara francisco - protesto - 26-06-13

Sou contra a corrupção, porque faz muito tempo que existe e agora o Brasil abriu os olhos. A população é muito prejudicada com isso, principalmente as que tem um poder aquisitivo menor.

Leandro da silva - protesto - 26-06-13Leandro da Silva Amorim, 22 anos, técnico de enfermagem e acadêmico de enfermagem.

Estou aqui porque a gente tem que se manifestar, para conseguir melhorar o Brasil e melhorar o segmento de Enfermagem, em prol da lei que prevê carga horária de 30 horas por semana para os profissionais da área. O projeto já foi aprovado e agora falta a Dilma sancionar.
Vanda Freitas, 40 anos, servidora pública municipalVanda freitas - protesto - 26-06-13

Acredito que é possível mudar o Brasil desde que nós possamos ir para as ruas e busquemos essas mudanças. É preciso que a população busque mudar, é preciso que clamemos por transformações. O Brasil tem hoje muito mais corrupção do que na era Collor… Essa mobilização é de extrema necessidade… Somos mais que o Congresso e que a presidência da República!

Manifestantes fizeram várias cobranças em novo protesto

 

Jovens mostram alguns reivindicacoes - 26-06-13 Jovens protestam em favor de colega preso - 26-06-13 Jovens afixam cartazes na camara - 26-06-13

Novamente os rondonopolitanos levaram para as ruas as mais diversas cobranças e reclamações, através da participação no protesto popular realizado nesta quarta-feira (26/06). Apesar de menor que o primeiro ato popular da atual temporada (20/06), os participantes não se intimidaram e fizeram fazer valer o seu direito de manifestar.
Os temas que sobressaíram nesta quarta-feira foram reclamações contra a corrupção na política, contra os gastos com a Copa do Mundo, contra o Ato Médico, contra o projeto chamado de “Cura Gay”, contra a PEC 33, que impõe limites ao poder do Supremo Tribunal Federal, entre outros. Por outro lado, chamaram a atenção pedidos por mais educação, saúde, segurança, justiça, entre outros.
Um dos grupos participantes distribuiu panfletos em prol da causa chamada “O salário é nosso”. A intenção é promover a revogação imediata dos últimos dois aumentos salariais de todos os parlamentares e chefes de governo do Brasil, começando por Rondonópolis, além da definição de teto salarial claro para agentes dos três poderes existentes no Brasil.
Vários outros temas foram levados pelos participantes, a exemplo da indignação contra a terceirização das estradas, a importação de médicos para o Brasil, a violência na cidade, a situação da telefonia nacional, a imprensa brasileira, além de algumas causas inusitadas.
Cartazes com pedidos mais locais, como a instalação de aterro sanitário no município, iluminação no distrito industrial e a reforma na Escola Adolfo Augusto de Moraes, também puderam ser vistos.
Para a reunião a ser realizada com o prefeito (veja na página A*8), uma das pautas visadas é a melhoria e ampliação do transporte coletivo e o passe-livre sem restrições.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Corrida ao Paço: Adilton Sachetti não descarta ser o vice na chapa de Thiago Silva

Tido como o “vice dos sonhos” do deputado Thiago Silva, que é pré-candidato a prefeito de Rondonópolis pelo MDB,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img