22 C
Rondonópolis
 
 

Projeto visa recuperar APPs e mata ciliar da bacia do Pantanal

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
O projeto Rio Verde será desenvolvido nos rios e córregos que compõem a bacia do Pantanal
O projeto Rio Verde será desenvolvido nos rios e córregos que compõem a bacia do Pantanal

Durante a palestra apresentada pela Secopa, o deputado estadual Carlos Avalone apresentou o projeto Rio Verde, desenvolvido pelo Instituto Ação Verde, do qual é presidente, e que está integrado aos projetos que serão desenvolvidos juntos as comunidades para a Copa de 2014. O projeto ganhou o apoio do Rotary Clube Internacional, distrito 4440, inclusive com a presença de Antônio Eustáquio, que assumirá a governadoria distrital em julho próximo, na palestra ministrada em Rondonópolis.
O projeto Rio Verde será desenvolvido nos rios e córregos que compõem a bacia do Pantanal, o que inclui Rondonópolis. Só da Secopa a meta é plantar 1,4 milhões de mudas de árvores para a recuperação de matas ciliares e Áreas de Preservação Permanente (APPs) para compensação de gases poluentes na construção da Arena Pantanal.
O crédito de carbono gerado pelas novas árvores será vendido pelas comunidades e comprados pelo Estado ou por outras partes do mundo para a compensação e neutralização dos gases poluentes emitidos na construção da Arena Pantanal.
Conforme o projeto, em média, cada árvore plantada, sequestra 138 quilos de carbono durante o período de 30 anos. Estima-se que a obra do novo Verdão emitirá 711 mil toneladas de carbono equivalente.
Até 2014 serão destinados R$ 3,5 milhões para o projeto, dos quais R$ 710 mil serão destinados em forma de pagamentos por serviços ambientais aos ribeirinhos dos municípios ao longo das margens dos rios Cuiabá, Paraguai e São Lourenço na região Sul. Serão recuperados cerca de mil hectares de APPs com o plantio das árvores.
Segundo o deputado, cada árvore gera um ganho de 100 dólares ao ano e recebe um chip para ter o seu desenvolvimento acompanhado pelo comprado dos créditos de carbono em qualquer parte do mundo. Destes 100 dólares, 10 são revertidos em melhorias para a própria comunidade que plantou a árvore.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Plano diretor: Justiça determina atualização em cidade de MT; em Roo projetos empacam na Câmara

Com a atualização do plano diretor atrasada há oito anos, a Justiça determinou que o município de Pontes e...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img