32.3 C
Rondonópolis
, 16 junho 2024
 
 

Operação da PF resulta na prisão de 30 pessoas

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Policia federal - trafico - 18-04-13Deflagrada ontem (18) pela Polícia Federal, a Operação ‘Comboio’ resultou na prisão de 30 pessoas, sendo que 26 em Pontes e Lacerda. Desse modo, de acordo com a PF, o trabalho que contou com a participação de 200 agentes federais será encerrado e as informações sobre as 14 pessoas foragidas serão repassadas à Justiça. As demais prisões foram efetuadas em Tangará da Serra, Cuiabá, Porto Alegre do Norte e Palmeiras (TO). Ao todo, 38 mandados de prisão foram cumpridos, sendo que oito pessoas já estavam detidas, e também foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão.
Além de Mato Grosso, a operação foi realizada no Tocantins, Pará e Maranhão, porém, nos últimos dois estados os suspeitos não foram localizados. O delegado responsável pela ação, Bruno Costa de Toledo, disse que houve dificuldade no momento da chegada dos suspeitos na cadeia pública de Cáceres. Segundo ele, os agentes prisionais que encontram-se em greve há cerca de 10 dias se recusaram a receber os detidos. Desse modo, foi necessário ingressar com um pedido da Justiça para acomodá-los.
Toledo explicou que os integrantes da quadrilha recebiam a droga, que era comprada na Bolívia, em Pontes e Lacerda e distribuída para outros estados. Com os detidos em Pontes e Lacerda foram apreendidas cinco armas, sendo que algumas de calibre restrito, e munições. “Isso demonstra que, além do tráfico, a quadrilha usava da violência”, avaliou o delegado.
Na operação, os agentes utilizaram carros sem identificação da Polícia Federal para evitar a fuga de criminosos. “Tem muita gente nessa área que vive disso e, se tiver qualquer suspeita de que é carro de polícia, perderíamos os alvos que foram presos”, pontuou. De acordo com o delegado, a quadrilha costumava andar em comboio de veículos para evitar a fiscalização nas rodovias. “Utilizavam vários veículos. Um cuidava do outro com rádios de comunicação na tentativa de burlar a fiscalização”, afirmou. Durante as investigações, 13 pessoas foram presas e quase 600 quilos de droga apreendidos.
Um dos 26 presos em Pontes e Lacerda é uma jovem que já havia sido detida no início de março deste ano, na BR-070, em Primavera do Leste. Ele foi flagrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) transportando mais de 14 quilos de pasta base de cocaína em um compartimento falso perto do para-choque do veículo que conduzia. Ela estava acompanhada da filha de 5 anos, mas havia sido solta e agora foi detida novamente.
GREVE
De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Prisional de Mato Grosso (Sindispen), João Batista, a recusa em receber os detentos foi legítima por conta da falta de agentes devido a greve. “Com a redução de agentes em atividade, os servidores não têm condições de atender a um aumento no número de reeducandos e só aceitamos em casos de prisão em flagrante e por meio de mandado judicial”, alegou em declarações feitas ontem à imprensa da Capital.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Coqueluche: saiba mais sobre a doença que voltou a preocupar o mundo

Pelo menos 17 países da União Europeia registram aumento de casos de coqueluche – entre janeiro e dezembro do...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img