17.6 C
Rondonópolis
, 16 junho 2024
 
 

Comissão da AL aprova a criação do Conselho Estadual do Turismo

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Deputado Nininho: “um grande avanço para o setor turístico estadual”
Deputado Nininho: “um grande avanço para o setor turístico estadual”

Na abertura dos trabalhos da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, instalada ontem (11) por seu presidente, deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho (PR) e os membros titulares, parlamentares Dilmar Dal Bosco e João Malheiros, foram aprovados cinco Projetos de Lei e uma Mensagem do Executivo. Esta última foi classificada por Nininho como “um grande avanço para o setor turístico estadual”, que até então não delibera legalmente os temas do setor com um conselho. Os projetos ainda tramitarão em outras comissões da Casa.
Reconduzido à presidência desta Comissão pelo terceiro ano consecutivo do mandato em vigência, Nininho avalia que importantes medidas foram aprovadas pela Comissão, mas garante que criar o Conselho Estadual de Turismo é, para ele, um passo essencial para alavancar o setor. “É dar voz para o segmento, garantindo interação entre a sociedade civil organizada, a iniciativa privada e aproximação destes entes nos debates com o poder público”, frisou o presidente.
A emissão do parecer favorável da Mensagem foi acompanhada pela secretária Estadual de Turismo, Teté Bezerra e pelo presidente do Conselho das Entidades Estaduais do Turismo (CNTur-MT), Jaime Okamura. Teté comemorou o avanço na tramitação do Projeto, que foi apresentado ano passado pelo Governo.
“É o resultado de uma proposta já defendida pelo Ministério do Turismo desde 2004 e que vem sendo implementada em outros Estados, como busca Mato Grosso. Para propormos esse modelo de Conselho foi contratada uma consultoria especializada, foram promovidos workshops com participação de todo trading do setor”, informa a secretária.
Ainda sobre o Conselho, Nininho enalteceu a iniciativa do poder Executivo e julgou extremamente relevante a emenda ao Projeto apresentada pelo deputado Dilmar Dal Bosco, propondo que o Conselho Estadual do Turismo, como órgão consultivo, tenha também caráter deliberativo.
Nesse sentido, o presidente da CNTur-MT, Jaime Okamura disse que o Conselho simbolizará avanço somente se for criado como órgão consultivo e deliberativo. “Temos que ter esse meio legal para discutir com o Governo assuntos relacionados ao nosso segmento. Queremos que esse Projeto seja aprovado e o Conselho instalado até o mês de julho, a menos de um ano da Copa”, defendeu Okamura.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Pesquisa aponta pulverização no mercado de influenciadores digitais

Dados preliminares de uma pesquisa apresentada durante o Festival 3i, no Rio de Janeiro, revelam que o mercado de...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img