18.8 C
Rondonópolis
, 12 maio 2024
 
 

Cáritas divulga relatório das suas atividades realizadas em 2012

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Cáritas conseguiu cuidar e educar,  de segunda a sexta-feira, de 1.650 crianças de 3 a 5 anos de idade, em Unidades de Educação Infantil em 19 bairros periféricos de Rondonópolis
Cáritas conseguiu cuidar e educar, de segunda a sexta-feira, de 1.650 crianças de 3 a 5 anos de idade, em Unidades de Educação Infantil em 19 bairros periféricos de Rondonópolis

Todos os anos, por meio do jornal A TRIBUNA, a Cáritas Diocesana de Rondonópolis presta contas à sociedade de suas atividades desenvolvidas no ano anterior. O relatório de 2012 é assinado pelo presidente da Cáritas, padre Lothar Bauchrowitz e pelo tesoureiro Maurício Silva Macedo. A entidade divulga também nesta edição, no caderno de publicações oficiais, o balancete de suas receitas e despesas do ano passado (Página D*3). Confira, a seguir, o relatório elaborado pela Cáritas:
EDUCAÇÃO INFANTIL
Com as bênçãos divinas e a solidariedade dos benfeitores do Brasil e da Alemanha, conseguimos realizar o trabalho de cuidar e educar, diariamente, de segunda a sexta-feira, de 1.650 crianças de 3 a 5 anos de idade, em Unidades de Educação Infantil em 19 bairros periféricos de Rondonópolis.
Graças ao preparo pedagógico e empenho dos funcionários, as crianças receberam as condições necessárias para desabrochar o seu potencial físico, psíquico e social, de uma forma alegre e feliz.
Para alcançar tão grandiosa meta tivemos um convênio com a Prefeitura Municipal de Rondonópolis.
Tivemos a colaboração preciosa de benfeitores alemães, do grupo Dom Helder Câmara de Nieder Olm, da Associação dos Amigos do Brasil na Alemanha em Ingelheim; da Fundação André Maggi; do Sicredi, do Depósito de Gás Leste Matogrossense, da Cerâmica Santo Antônio, da Loja Só Bebê, de pessoas físicas, dos padrinhos e madrinhas das unidades, dos pais das crianças e das comunidades que ofereceram prédios para o funcionamento das unidades. A todos, o agradecimento nosso e o das crianças.
CASAS PARA CARENTES
No dia 12 de dezembro de 2012, tivemos a alegria de fazer a entrega das chaves de 30 casas para famílias carentes, que durante o ano de 2012 foram construídas através de CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), Associações de Moradores de Bairros e Conselho dos Pais das Unidades. As casas têm 42m², com uma sala, quarto, cozinha e banheiro. Foram construídas 6 casas com doações de benfeitores alemães através do grupo Dom Helder Câmara de Nieder Olm; 8 casas pelos seguintes doadores: material de 01 casa: Agropecuária Salles S.A., Cartório 1º Ofício do Hélio Garcia, Miguel Weber e Carlos Polato. Sicredi e Só Bebê doaram R$ 5.000,00. Supermercado Tropical doou R$ 3 mil. Doaram a metade de uma casa, a Cerâmica Santo Antônio, Operário Materiais de Construção e Posto São Lucas. Tivemos várias outras ofertas menores. As outras 16 casas foram financiadas com a colaboração dos beneficiados que contribuem pela construção de suas casas.
CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Com o objetivo de desenvolver a capacidade das crianças e adolescentes, evitando que busquem as ruas e o caminho das drogas, desenvolvemos durante o ano um campeonato com 430 crianças e adolescentes em 10 grupos, nas modalidades de futebol de campo e futsal. Realizamos, durante a semana, atividades artesanais, aulas de desenho, atividades recreativas, apresentações culturais e atividades religiosas em 4 grupos, atendendo 61 adolescentes. Também, durante a semana, foram realizados treinamentos esportivos em 5 grupos, atendendo 200 adolescentes. Em parceria com o Lions Clube São José Operário, foi desenvolvido o projeto de um coral com flautas e violão com 46 adolescentes. Estes trabalhos tiveram a colaboração de vários voluntários que doaram seu tempo para ensinar e acompanhar os adolescentes nos grupos, das comunidades que cederam os salões, das escolas CAIC, Sebastiana Rodrigues de Souza e o Corpo de Bombeiros que cederam as suas quadras esportivas. A Prefeitura de Rondonópolis que doou materiais esportivos e cedeu horários nos campos de futebol do Pinheirão e Mané Garrincha, e nas quadras da Praça Bom Jesus e Cidade Natal. O prefeito Percival Muniz ajudou no pagamento da arbitragem dos jogos e a Paróquia São José Operário  doou os troféus.
CENTRO JUVENIL KOBRA
Em parceria com a Associação dos Amigos do Brasil na Alemanha e Fundação KOBRA, atendemos em quatro Centros Juvenis, 260 adolescentes e jovens com atividades artesanais, educativas e recreativas. Aprenderam a tocar flauta, violino, violão e clarinete e fizeram várias apresentações perante o público interessado.
São atendidos, como afilhados de padrinhos da Alemanha 136 adolescentes, que recebem por mês ajuda em alimentos, materiais escolares, remédios e outros. Atendemos também 15 bolsistas em formação profissionalizante e de ensino superior. 76 adolescentes participaram de um curso de capacitação.
RECANTO DOS IDOSOS
Conseguimos manter, em bom funcionamento, o Recanto dos Idosos com 53 moradias para 68 idosos residentes. Além dos residentes, participam das atividades mais de 132 idosos que moram nos bairros vizinhos. Este trabalho teve apoio financeiro do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, através da Prefeitura de Rondonópolis, e vários benfeitores alemães.
ALBERGUE NOTURNO
Atendendo em média 30 pessoas por dia, o Albergue Noturno São José Operário busca valorizar a pessoa humana dando abrigo a quem não tem onde passar a noite como viajantes sem condições financeiras e andarilhos. Oferecemos a eles jantar, banho, local para dormir e café da manhã. Encaminhamos, na medida do possível, os albergados para suas casas; oferecemos tratamentos de saúde e remédios, ajuda para conseguir documentos quando não tem e encaminhamos para o trabalho.
HORTA SANTA EDVIGES
Idealizado e implantado pelo Pe. Gregório, em Chapada dos Guimarães, desde maio de 1989, em uma área de 20.000m², em regime de comodato com a Prefeitura de Chapada dos Guimarães. Está atualmente beneficiando 21 famílias que produzem hortaliças para melhorar a alimentação e a renda familiar.
AFILHADOS DE PADRINHOS DA ALEMANHA
Damos uma ajuda mensal, recebida pelos padrinhos da Alemanha, para 193 crianças de famílias carentes. As famílias recebem visitas para verificar se seus filhos estão estudando.
ESTAÇÃO DIGITAL
Infelizmente, fomos obrigados de fechar a Estação Digital no bairro de Pe. Ezequiel Ramin por falta de alunos interessados.
“Pedimos o apoio de todos para que possamos continuar nosso trabalho por uma sociedade justa e fraterna”, conclui o relatório da Cáritas.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Negociação de dívidas: REFIS tem início na próxima segunda-feira (13)

Começa na próxima segunda-feira, dia 13, e segue até 31 de maio, o Mutirão do Programa de Regularização Fiscal...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img