21.8 C
Rondonópolis
 
 

Bastidores da República

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Eduardo CamposDIVISÃO
Os últimos dois dias veio revelar uma forte divisão na cúpula do PSB em relação à candidatura própria de seu presidente nacional e governador de Pernambuco, Eduardo Campos. De um lado os defensores do apoio à reeleição da presidente Dilma. De outro os que apostam no projeto próprio.

 
IRMÃOS GOMES
Os chamados “irmãos Gomes”, o ex-ministro Ciro Gomes e o governador de Pernambuco, Cid Gomes, lideram a ala que aposta em Dilma. Ontem, Cid Gomes se reuniu com a presidente Dilma no Palácio do Planalto. Na pauta oficial falaram sobre projetos educacionais. Mas não havia como fugir do cardápio político eleitoral.

CAMPOS 2018
Enquanto isto, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), tratou de apimentar mais o quadro fazendo uma sugestão interessante aos socialistas: apoio do PT em 2018 à candidatura de Campos em troca da manutenção da aliança pela reeleição de Dilma.

ACOMODAÇÃO
Wagner refutou a ideia, abraçada inclusive pelo ex-presidente Lula, de fechar com o Michel Temer para governador de São Paulo e assim acomodar Eduardo Campos (PSB) como vice na chapa de Dilma em 2014. Campos, no entanto, já sinalizou que não aceitaria tal proposta. Muito menos o PMDB.

INFRAESTRUTURA
A equipe econômica do governo começou a percorrer os Estados Unidos, a Europa e a Ásia em busca de investimentos estrangeiros para a infraestrutura brasileira. A aposta lá fora tenta compensar, especialmente, a desconfiança interna.

DESCRÉDITO
Em verdade, começou-se a criar um clima de descrédito com o governo. Um assessor do Palácio do Planalto me disse ontem que a oposição começou a adotar como tática disseminar a desconfiança no governo para minar a reeleição da presidente Dilma.

MENSALÃO
Não adiantou muito o ministro-presidente do STF, Joaquim Barbosa, fazer uma pressãozinha informando que já havia finalizado se pronunciado no acórdão do julgamento do mensalão e esperava que seus pares o fizessem logo. Não há sinais de que alguém tenha seguido as ordens.

PRAZO
Somente o revisor do julgamento do ‘mensalão’, ministro Ricardo Lewandowski, já se pronunciou publicamente que irá usar o prazo de 60 dias para apresentar seu voto final. Mas não se tem notícias de que outros ministros tenham feito o contrário.

CONCLUSÃO
A emissão dos votos finais para publicação do acórdão é a etapa final do julgamento. A partir de então os condenados terão que cumprir suas penas. Embora caibam ainda recursos e também advogados podem usar expedientes para tentar adiar as prisões.

FRASE DO DIA I
“Eles tinham duas grandes metas, uma ligada ao socialismo e outra ligada à ética. Do socialismo nunca mais ninguém falou. E de ética? Meu Deus, não sou eu quem vai falar sobre o que está acontecendo.” Do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, sobre o discurso histórico do Partido dos Trabalhadores.

FRASE DO DIA II
“Vamos percorrer o Brasil, senador. Vamos plantar a semente do PSDB, a semente da vitória. Nós vamos ganhar!”. Idem, se referindo a Aécio Neves, que foi lançado por ele candidato a presidente da República.

NÚMERO:
50.000 – a quantidade de pessoas que tiveram seus direito violados pela ditadura militar, segundo a Comissão Nacional da Verdade.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Impositivas: Paço Municipal não paga emendas e vereadores preparam contraofensiva

Previstas na Lei de Orçamento Anual (LOA) deste ano, aprovada pela Câmara Municipal no ano passado, as emendas impositivas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img