35.8 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Câmara aprova moção de pesar por morte de João Batista

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
João Batista: é lembrado pela Câmara Municipal de São José do Povo

A Câmara de Vereadores de São José do Povo, município vizinho a Rondonópolis, por meio de proposição do vereador Joésio José Ferreira, aprovou uma moção de pesar à família e ao Jornal A TRIBUNA pelo falecimento do jornalista João Batista Toledo, aos 79 anos, ocorrido no dia 28 de maio deste ano de 2012. O documento enfatiza a importância do jornalista para a região sul de Mato Grosso.
Na moção de pesar, assinada por todos os vereadores de São José do Povo, consta que “João Batista era um ícone da imprensa de Rondonópolis e muito respeitado por todos devido suas publicações que sempre eram pautadas na ética. Como jornalista, ele viveu intensamente a política de Rondonópolis e São José do Povo, tornando-se um dos grandes nomes da imprensa local. Tanto é que qualquer acontecimento político em nosso município, João era o primeiro a fazer resenha política do ocorrido, com maestria e sabedoria que poucos jornalistas possuem”.
A homenagem póstuma afirma que João Batista foi, na essência, “um catador de palavras, um contador de histórias, um amante da notícia, enfim, uma pessoa socialmente responsável que buscou traduzir aos mais leigos tudo o que há de mais complexo na linguagem jornalística”. Diante disso, os vereadores dizem lamentar profundamente a morte de João Batista, apontando-o como “uma pessoa franca, que, em sua profissão, nunca se furtou em combater e denunciar as injustiças sociais, pois só conhecia uma forma de realizar o seu ofício e foi dele um escravo: essa forma era a busca da verdade, sempre, por isso, seu nome sempre foi referência de jornalismo sério”.
Os vereadores ressaltam ainda que o jornalista soube como ninguém usar os talentos recebidos de Deus e multiplicou-os muitas vezes. Assim, atestam que a trajetória profissional de João Batista foi marcada pela competência, pela imparcialidade, independência e exatidão, também pelas posições firmes que adotava, pela coerência, dinamismo, lealdade e honestidade. Enfim, destacam que o jornalista foi um porta-voz das notícias, com a função social da manutenção das liberdades e dos ideais democráticos.
Os vereadores informam ainda que, por 27 anos, João Batista escreveu em uma coluna sobre a vida política da região sul de Mato Grosso, cativou amigos por onde passou e muito contribuiu para o fortalecimento do jornalismo. Sua partida representa, conforme a Câmara de São José do Povo, uma grande perda não só para a cidade de Rondonópolis, onde desenvolveu por vários anos a sua atividade jornalística, mas também para todos seus amigos, que tiveram o privilégio de com ele conviver.
“Não só eu, vereador Joésio José Ferreira, amigo pessoal do senhor João Batista, mas todos os demais vereadores da Câmara Municipal de São José do Povo, queremos registrar nossa imensa tristeza diante da morte de João Batista Toledo e prestarmos toda a nossa solidariedade à família do jornalista que, com certeza, fará muita falta à imprensa de Rondonópolis e da região”, externam. “É uma perda inestimável para toda a imprensa mato-grossense”, reforçam.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Turismo: Cresce fluxo de passageiros nos aeroportos do interior de MT e taxa de ocupação em hotéis

Aeroporto de Rondonópolis, movimentou praticamente a mesma quantidade que o de Alta Floresta. Já, o de Sinop, registrou movimento 6,6 vezes maior.
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img