26.7 C
Rondonópolis
 
 

Estado anuncia início das obras do Canivete

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

, em Rondonópolis, devem começar nesta sexta-feira”]–> LIBERADO –> As obras de construção do canal hidrológico do Córrego do Canivete [canalização], em Rondonópolis, serão iniciadas nesta sexta-feira (25), pela Geosolo Engenharia, empresa que assume a empreitada após a primeira colocada no certame, a Texas Construções, ter desistido da execução das obras contratadas pela Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu). A informação foi divulgada ontem pela assessoria de imprensa do Governo do Estado. “Em virtude desses percalços só agora, dois anos e meio após a primeira Ordem de Início de Serviço (OIS), essa região de Rondonópolis terá os problemas decorrentes do período chuvoso sanados. Para tanto foi firmado, em 2009, convênio entre o Governo do Estado, por meio da então Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), atual Setpu, e a Caixa Econômica Federal (CEF), do repasse de recursos para contemplar a obra de construção do canal hidrológico do Córrego do Canivete, em Rondonópolis”, externa a Setpu.
Com a implementação do projeto que prevê a pavimentação asfáltica de 12.500 m2 e a construção de galerias pluviais nas ruas adjacentes dos Jardins Rivera e Ipê além da canalização em alvenaria do canal que compreenderá o trecho entre a rua Campo Grande até a foz do córrego, às margens do Arareau, numa extensão de 2.750 metros, se dará o controle de erosões, inundações, coletas das águas de chuvas dos bairros adjacentes e escoamento até o Arareau.
Segundo o projeto realizado pela Consultoria e Projetos de Obras (Cpol), 29 mil habitantes, que corresponde a 17% da população de Rondonópolis, e hoje sofrem com o período de chuva, serão atendidos pela empreitada. De acordo com o estudo, durante os meses de novembro a abril, época de chuvas mais intensas, a população sofre com desabamentos e a proliferação de doenças como hepatite, malária, dengue, leishmaniose, entre outras.
Os recursos disponibilizados são de pouco mais de R$ 16,2 milhões e, para a obra que se inicia agora, foi estimado investimento em torno de R$ 12,7 milhões que serão custeados pela União e pelo Estado. Já a diferença será aplicada nas obras do projeto complementar ao complexo do córrego do Canivete, em estudo na Setpu, para a construção de novas travessias, urbanização e a construção de uma via marginal ao longo do córrego canalizado.
LOCALIDADES – Na margem esquerda do Córrego Canivete estão o bairro Monte Líbano e os jardins João de Barro, Monte Líbano, Quitéria Teruel, Orquídea, América, Tropical, Gramado I e II, Ipê, Luz D’Ayara, Kênia, Santa Bárbara, Rivera, Nossa Senhora da Glória, Hortênsia, HD, Maria Tereza, além do Parque Residencial Buriti e a Vila Carvalho.
Já na margem direita estão os jardins Assunção, Marialva, Vera Cruz, Santa Rita, Pindorama, Santa Marta, Santa Clara I e II, Guanabara, Bandeirantes, e as vilas São José, Planalto e Duarte.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Na abertura da 89ª ExpoZebu, Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir o sarrafo” de quem pode propor ações diretas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img