23.5 C
Rondonópolis
, 11 maio 2024
 
 

Morre, aos 87 anos, a Irmã Thereza Marangoni

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

                                                                                                                        

Faleceu na madrugada de ontem (6), às 2 horas da madrugada, na Santa Casa de Misericórdia, vítima de complicações respiratórias, a Irmã Thereza Marangoni, 87 anos. A religiosa chegou em Mato Grosso em 1947, ano em que iniciou seus trabalhos como missionária. Fez parte do grupo das três primeiras irmãs que fundaram, no Estado, a congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas. O corpo está sendo velado na Casa Provincial localizada na  Avenida Frei Servácio, Bairro La Salle. Uma missa de corpo presente, celebrada pelo bispo Dom Juventino, está  prevista para hoje (7), às 6 horas e o enterro às 7 horas, no Cemitério da Vila Aurora.
O prefeito Zé Carlos do Pátio decretou luto oficial de três  dias em razão do  falecimento da religiosa. Segundo o prefeito, a homenagem se faz necessária devido ao trabalho desenvolvido pela missionária durante os 64 anos em que atuou junto à população mais carente. “A Irmã Thereza é uma das pioneiras de Rondonópolis, chegou aqui e ajudou a construir nossa cidade, sempre levou conforto àqueles que precisavam de ajuda espiritual e demonstrou dedicação e amor pelo povo deste Estado”, externa o prefeito.
A Irmã Thereza Marangoni é filha de família humilde, católica praticante de origem italiana, nascida no Estado de Santa Catarina, em comunidade rural, no  município de Luíz Alves, no dia 15 de setembro de 1924.  Foi a sexta filha em uma família de  doze irmãos.
Ela ingressou na Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas, como aspirante, no dia 7 de julho de 1936, já assumindo os trabalhos e missão.  Fez o noviciado na cidade de Rodeio-SC, em 1946 e sua consagração  no dia 25 de dezembro de 1946.
A catequista franciscana Thereza Marangoni veio para Mato Grosso a pedido do saudoso bispo Dom Wunibaldo.
Segundo  as Irmãs Zenilda Novais Rocha e Maria Aparecida  Fernandes, a Irmã Thereza não recuou do convite do bispo da época, mesmo diante das dificuldades que iria encontrar.
No dia quatro de abril de 1947, depois de uma viagem de um mês e meio,  as Irmãs  Ana Eccker, Lúcia Schweitzer  e Thereza Marangoni chegaram  à Fátima de São Lourenço, marcando presença no meio do povo como educadoras e catequistas, na escola, no internato das meninas e nas comunidades.
Passaram-se  os primeiros vinte anos, surgiram novos desafios. Em 1967, no Capítulo Geral Especial, Irmã Thereza Marangoni foi nomeada provincial, com a missão de iniciar a organização da Província em Mato Grosso. O nome que ela escolheu foi o da grande missionária – Santa Teresa do Menino Jesus.
Viveu  e anunciou  a boa notícia do reino de Deus em Fátima de São Lourenço, por 20 anos, Rondonópolis, Campo Grande, Jaciara, Dom Aquino, Vila Bela e nos últimos nove anos em Cotriguaçu.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Negociação de dívidas: REFIS tem início na próxima segunda-feira (13)

Começa na próxima segunda-feira, dia 13, e segue até 31 de maio, o Mutirão do Programa de Regularização Fiscal...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img