32.3 C
Rondonópolis
, 16 junho 2024
 
 

Cidade ganha ponto para recolher lixo eletroeletrônico

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Rondonópolis conta agora com 15 Pontos de Entrega Voluntária – PEV de lixo eletroeletrônico
Rondonópolis conta agora com 15 Pontos de Entrega Voluntária – PEV de lixo eletroeletrônico

Rondonópolis conta agora com 15 Pontos de Entrega Voluntária – PEV de lixo eletroeletrônico. Em reunião realizada na terça-feira (23), entre o secretário de Meio Ambiente Lindomar Alves, a promotora de Justiça do Meio Ambiente Joana Maria Bortoni Ninis, membros da sociedade e a imprensa local tomaram conhecimento de como funciona o sistema e de quais são os locais onde a população pode realizar a entrega do lixo eletroeletrônico.
A promotora Joana Maria lembrou que a partir de agora a sociedade tem que se empenhar para fazer com que o projeto atinja seu objetivo. “Precisamos trabalhar em conjunto. Esta ação vai trazer benefícios sociais, ambientais e econômicos para todos”, externou.
Joana falou que políticas públicas de interesse social como esta acabam por transformar o comportamento da população. “Rondonópolis deu mais um passo no caminho do desenvolvimento sustentável”.
A coordenadora do setor responsável pelo projeto dentro da Secretaria de Meio Ambiente, Patrícia Karla Araújo, ressaltou que o trabalho de conscientização das comunidades já vem sendo realizado nas escolas das redes municipal e estadual, e em empresas parceiras do projeto. “Nestas últimas semanas tem intensificado o serviço de divulgação do projeto e é neste ponto que a imprensa tem um papel fundamental, o de levar ao conhecimento das pessoas que o projeto já está em funcionamento e quais são os pontos onde eles podem deixar o lixo eletroeletrônico que porventura exista em suas residências”.
Patrícia observou que estes resíduos contém material nocivo para a saúde. “Baterias, pilhas e materiais desta natureza contem produtos que podem causar danos a saúde das pessoas, e se jogados em locais impróprios podem contaminar o meio ambiente; por isso é importante que todos se conscientizem da importância deste trabalho que estamos iniciando”.
MATERIAIS RECOLHIDOS
Os cidadãos podem e devem levar aos PEV’s materiais como computadores, monitores e periféricos (mouse, teclado, no-break); impressoras, notebooks e laptops; fontes de alimentação; placas de circuito; processadores; baterias e pilhas; fios e cabos diversos; telefones celulares, televisores, rádios, DVD, vídeo cassete e similares.
“Nas comunidades que não foram contempladas com os PEV’s estamos estudando trabalhar em conjunto com igrejas e associações para realizar mutirões, onde iremos instalar um ponto para recolher esse material”, informou Lindomar.
PONTOS DE COLETA
Além da Prefeitura, o cidadão pode levar o lixo eletroeletrônico em outros 13 pontos de coleta. São eles o supermercado Favorito, na Avenida Presidente Kennedy; Atacadão, na Avenida Bandeirantes; Supercenter Supermercados, na Avenida Rui Barbosa; Gonçalves Supermercado, na Avenida Rotary Internacional (Jardim Participação); Bonzão Supermercado, na Avenida Presidente Castelo Branco (Vila Operária) e em três unidades do Supermercado Tropical: Jardim Atlântico, Jardim Iguaçu e Jardim Tropical.
Os pontos restantes são o ‘Espaço Jovem’ Cidadão, da Avenida Bandeirantes (Bairro Lajeadinho); no Shopping Popular (em frente ao Cais); Terminal Rodoviário ‘Alberto Luz’; Forlux Center da Vila Birigui e no Posto Fórum do bairro Parque Universitário.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »
  1. Muito oportuna a atitude dos poderes responsáveis por cuidar do meio ambiente. E salutar que a população se conscientize e depositem os resíduos dos objetos em desuso em seus lares em lugares apropriados. Vale salientar que os órgãos municipais em vez de ficarem preocupados em encontrar áreas para colocar o lixo recolhido semanalmente, deveriam fazer uma campanha para que cada morador fizesse a sua parte, separassem todos os tipos de lixo, queimável, vidros, pets, plásticos e afins e que os órgãos competentes pela coleta indicassem um dia da semana para cada tipo de lixo ou mesmo de semana em semana para lixos como plástico, papelão, vidros, etc. Com certeza, com uma atitude desta magnitude, a médio prazo resolveríamos o problema do lixo sem agredir a natureza. Tenho plena convicção que cada cidadão fazendo a sua parte em pouco tempo teremos uma cidade modelo. A natureza sensibilizada agradece.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

‘Palco da Ciência’: projeto da Seciteci estará em Rondonópolis a partir desta segunda-feira

A partir de amanhã,  segunda-feira (17), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) inicia a 1ª...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img