26.8 C
Rondonópolis
, 15 maio 2024
 
 

Quase 3 décadas de atividades na cidade

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Fundado no dia 15 de julho de 1983, o Centro de Reabilitação Louis Braille, que atende hoje 112 alunos, é uma entidade beneficente que há 27 anos tem ajudado, através da educação inclusiva, crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência visual, amparando-os e orientando-os para que busquem a sua emancipação e integração social, tornando-os cidadãos críticos e atuantes no contexto em que vivem, estimulando ainda a capacidade de superação de cada um, preparando-os para a vida.
Como parte desta rotina, todos os dias os alunos participam de um processo de leitura do Jornal A TRIBUNA onde são informados das notícias e acontecimentos ocorridos na cidade, no Estado e no Mundo.
Conforme a diretora administrativa do Louis Braille, Chirlei Daiane da Silva, a entidade oferece diariamente um trabalho pedagógico com alfabetização Braille e Sorobã, orientação e mobilidade, educação física, informática, hidroginástica, estimulação visual, trabalhos manuais, aulas de música, com teclado, flauta e canto (coral), bem como o projeto horta.
O Louis Braille oferece ainda aos alunos oficinas pedagógicas e de capacitação profissionalizante com produção manual, onde eles aprendem a fazer vassouras, vassourões e tapetes, além de receberem atendimento especializado com psicóloga, fonoaudióloga, monitora de ioga e fisioterapêuta. No local, ainda é prestado atendimento oftalmológico, odontológico, acompanhamento médico e todo o material necessário apropriado ao aprendizado. Segundo a diretora, os alunos recebem quatro refeições diárias: café da manhã, lanche, almoço e lanche da tarde e têm à disposição transporte coletivo. Tudo totalmente gratuito.
DESPESAS DE MANUTENÇÃO
Como a demanda no número de atendimentos ampliou-se consideravelmente nos últimos anos, paralelamente, as despesas de manutenção e custeio da entidade também aumentaram. E, para fazer frente à grande parte destas demandas, já que a instituição sobrevive com doações e ajuda da comunidade, bem como com uns poucos recursos provenientes de convênios estabelecidos com instituições públicas, são necessárias algumas promoções e eventos.
Por isso, a Loja Maçônica Estrela do Leste, mantenedora da instituição realiza, há 18 anos, um churrasco beneficente  com o intuito de arrecadar recursos para a manutenção do Centro de Reabilitação (veja box). Mas, o Louis Braille também  participa de eventos públicos através de promoções de bazares, a tradicional festa junina, participa do “Liquidaqui” (festa do comércio local), montando barracas para venda de refrigerantes, pastéis e salgados.
Sem contar que ainda contribui, sempre que é convidado, com instituições públicas e privadas, realizando apresentações do coral de música que é composto por 20 integrantes, distribuídos entre alunos e professores da instituição.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Parabéns ao maravilhoso trabalho realizado pela equipe do Louis Braille. Ver a superação dos alunos em suas necessidades é fantástico. O carinho e a dedicação com que são cuidados dá gosto. Parabéns pelo belíssimo trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Governo federal anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do RS

As famílias que perderam móveis, eletrodomésticos e outros objetos com as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img