34.6 C
Rondonópolis
 
 

MT descobre jazida com 11 bilhões de toneladas

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Governador Silval Barbosa: “esse é o nosso pré-sal”
Governador Silval Barbosa: “esse é o nosso pré-sal”

“Esse é o nosso pré-sal”, enfatizou o governador Silval Barbosa ao finalizar o anúncio da descoberta de depósitos de fosfato e minério de ferro na região Oeste de Mato Grosso. O anúncio foi feito ontem (1º) no Salão de Reunião Governador José Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, ao lado do secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf.
O depósito de ferro é estimado em 11 bilhões de toneladas, com teor de 41%. Para entender a dimensão dessa descoberta, Carajás tem 3 bilhões de toneladas. Porém, o teor de ferro, de 41%, é inferior ao encontrado nos melhores projetos no Brasil, como Carajás (67%).
O depósito de fosfato é cerca de 428 milhões de toneladas, com teor de 6%. Mato Grosso consome atualmente 610 toneladas/ano. O depósito equivale, portanto, a 700 anos de consumo do Estado de Mato Grosso. O dois depósitos estão localizados no município de Mirassol D’Oeste. “Essa é a boa notícia”, disse o governador Silval Barbosa. “Mato Grosso nos surpreende a cada dia”.
Essa é a primeira fase, segundo Nadaf, que começou há mais de 5 anos, quando o governo de Mato Grosso iniciou a preocupar com o abastecimento de fosfato para a agricultura do Estado. Quando o governo Federal iniciou o programa Fosfato Brasil, através da CPRM – Serviço Geológico do Brasil, Mato Grosso foi o primeiro Estado da União a aderir ao programa e o este foi o resultado. O relatório preliminar mostra uma área de 43 km2. Segundo os técnicos, “um depósito de porte internacional, pela quantidade e pelo teor do bi-fosfato-ferro”.
Rui Prado, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), ressaltou a importância do anúncio levando em consideração o fósforo, que é um dos ingredientes do NPK, elemento macro da produção de grãos na região. Tratam-se dos adubos à base de Nitrogênio (N), Potássio (K) e Fósforo (P), que Mato Grosso pode passar a produzir. “O Brasil consome fósforo importado até em Israel. Com essa descoberta o Estado deixa de ser importador e passa a ser exportador”, afirmou. Rui Prado diz que a agricultura de Mato Grosso vai economizar R$ 400 milhões na agricultura por ano. “Se essa descoberta tivesse acontecido 10 anos atrás, nenhum produtor estaria endividado”, garante. Quanto a pecuária, além da economia em torno de R$ 200 milhões/ano, Mato Grosso vai poder recuperar toda área degradada pelas pastagens, tendo um ganho ambiental sem precedente, ao mesmo tempo em que vai aumentar geometricamente a produção de carne.
O governador Silval Barbosa disse que a segunda fase será a de busca empresas que queiram beneficiar esses minérios e se instalar no Estado, gerando emprego e renda. Aliado a notícia do “pré-sal” de Mato Grosso, o governador informou ainda que, tinha recebido em seu gabinete os diretores da Fast Food (Sadia-Perdigão) que foram informar a expansão das plantas de produção no Estado. E pediu que o governo indicasse municípios que precisam de investimento para se recuperarem economicamente.
Silval Barbosa também anunciou que Mato Grosso passará a assumir os estudos de viabilidade econômica com a desistência da empresa América Latina Logística (ALL) no direito de concessão da ferrovia Ferronorte, entre Rondonópolis-Cuiabá; Cuiabá-Belém.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. O que se espera não somente em Mato Grosso, mas em todo o país, no caso do Pré-Sal, por exemplo, que todos possam participar dos dividendos e não apenas grupos interessados e envolvidos.

  2. Bonita descoberta, mas vamos ver se daqui a alguns anos estes lucros vão ser investidos em SAUDE E EDUCAÇÃO, pois todos os politicos falam que fazer mas não cumprem.
    Sera que vamos ver agora as melhorias informadas nos governos anteriores. MAGGI?

  3. Excelente descoberta para o nosso estado. Espero que venha beneficiar o povo de forma geral com os lucros dos investimentos que certamente trará, haja vista, que nas questões sociais do nosso estado ainda há muito o que fazer.
    Eu só peço uma coisa Candidato a Governador, que o Sr. não use isso como mote da sua Campanha Política, porque essa “descoberta do pré fosfato/ferro” não pertence apenas ao governo (pessoa) e sim, a todo o povo matogrossensse.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Plano diretor: Justiça determina atualização em cidade de MT; em Roo projetos empacam na Câmara

Com a atualização do plano diretor atrasada há oito anos, a Justiça determinou que o município de Pontes e...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img