29.4 C
Rondonópolis
, 9 maio 2024
 
 

Começou ontem a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
A solenidade ocorreu ontem nas dependências da Apae de Rondonópolis
A solenidade ocorreu ontem nas dependências da Apae de Rondonópolis

Foi aberto ontem (23), às 8 horas, com missa celebrada pelo padre João Paulo da Paróquia São José Esposo, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Com o tema “Autogestão, autodefensores conquistando caminhos para ser e conviver”, a proposta tem o objetivo de sensibilizar a sociedade e os governantes pela garantia dos direitos da pessoa com algum tipo de deficiência.  A Semana é promovida anualmente desde o ano de 1964, e cria uma grande mobilização nacional em torno das pessoas com deficiência.
Segundo a diretora da Apae Rondonópolis, Karla Paes, a Semana é oportuna para reflexão da sociedade em relação as oportunidades de trabalho para as pessoas especiais. “O aluno recebe na Apae educação que possibilita a sua inserção no mercado de trabalho. Cada estudante possui uma potencialidade ou habilidade, para atuar e corresponder às oportunidades de emprego. É interessante aos empresários e comerciantes darem uma oportunidade para que cada assistido conquiste a sua independência”, disse.
Ela explica que a Semana Nacional é também para chamar atenção dos governantes para a garantia dos direitos da pessoa com deficiência. “Todos têm direito a educação, saúde, lazer, esporte e cultura”, afirma.
Na agenda do evento, aconteceu ontem às 19 horas, uma palestra com o tema Autismo, ministrada pela psicóloga Érica Resende Barbiere para os funcionários da associação. Hoje (24), os alunos da Apae vão assistir a uma sessão de filme no Shopping, às 16h30 horas. No dia (25), às 14 horas, palestra para pais e comunidade com a assistente social Edinéia Bernadino Priori, que vai falar sobre quais as pessoas portadoras de deficiência que se enquadram para receber o benefício do INSS,  amparado pela Lei Orgânica da Assistência Social – (LOAS). As nutricionistas Gelci e Paula Hartmann, às 15 horas, vão palestrar sobre dicas de como manter uma alimentação saudável.
No dia (26), a Apae estará aberta para visita da sociedade com atrativo teatral com os alunos do Projeto Kobra. Já para o dia (27), será montada para os alunos na instituição uma discoteca com apresentação de DJ.
TRADICIONAL COSTELÃO
A Semana Nacional de Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla será encerrada no dia (29), a partir da 11 horas, no Parque de Exposições, com a realização do 18º Costelão promovido pelo Rotary Rondon. O ingresso custa R$ 20 e pode ser adquirido com os rotarianos também na Apae e na portaria do evento. As pessoas devem levar pratos e talheres.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Pesquisas eleitorais: quase metade é financiada com recursos próprios

Levantamento feito pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep) na base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) verificou que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img