32.5 C
Rondonópolis
 
 

Alunos conhecem funcionamento do Jornal

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
O diretor Aroldo Marmo faz explicação sobre funcionamento do parque gráfico
O diretor Aroldo Marmo faz explicação sobre funcionamento do parque gráfico

As instalações do Jornal e Gráfica A TRIBUNA estiveram movimentadas nesta terça-feira (13/04), com a visita de dois grupos de alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) “Alfredo Marien”, estabelecimento localizado na Avenida Cuiabá, no Centro. O propósito foi verificar como funciona, em detalhes, o processo de confecção de um jornal impresso.
No período da tarde, a visita foi de vários alunos da 1ª fase do Ensino Fundamental até a 3ª fase do Ensino Médio, envolvendo os turnos matutino e vespertino. No período da noite, a visita foi de vários alunos do Ensino Médio, envolvendo o período noturno da escola. A ideia da visitação ao prédio onde funciona o Jornal A TRIBUNA surgiu dos profissionais da área de Linguagem da escola.
Conforme a professora Adriana Civila e a coordenadora pedagógica Ester Rute, a visita ao parque gráfico faz parte de um projeto que o CEJA “Alfredo Marien” está desenvolvendo em 2010, que envolve a produção de um jornal escrito na comunidade escolar. Para isso, os professores da área de Linguagem já estão trabalhando os diferentes gêneros textuais entre os alunos.
“A recepção foi maravilhosa. O mais interessante foi a forma didática com que a Margareth (diretora administrativa do A TRIBUNA) utilizou para expor o funcionamento do Jornal. Essa visita vale por uma semana inteira de atividade em sala de aula”, avaliou Ester, revelando que ficou impressionada com a forma com que o periódico é produzido.
No período da tarde, os alunos do CEJA “Alfredo Marien” foram recepcionados pelos diretores Samuel Logrado de Souza e Margareth Marmo. Em sua fala, Samuel revelou aos presentes que, mesmo de forma improvisada, os estudantes do “Alfredo Marien” estavam inaugurando o auditório do A TRIBUNA. Ele enfatizou ainda a importância da leitura como forma de incentivar o nível crítico das pessoas, a formação de uma sociedade mais pacífica e cidadãos mais conscientes, principalmente em um momento de tanta violência em que passam o município e o país.
Margareth Marmo fez a apresentação de um breve histórico da trajetória do A TRIBUNA, ao longo dos seus 40 anos registrando a história de Rondonópolis. Nessa explanação, ela lembrou da trajetória do Jornal desde a época dos maquinários tipográficos até os atuais sistemas de impressão. Em 1978, por exemplo, foi o primeiro jornal off-set a circular em Mato Grosso e, em 1979, deixou de se chamar “Tribuna do Leste”. Em 1994, passou a ser diário e, em 1998, iniciou as edições coloridas. Entre os motivos do sucesso, por tanto tempo, destacou a aposta em credibilidade.
Para a coordenadora Angela Duarte, é fundamental aos estudantes saber como a notícia chega à casa das pessoas. Nesse sentido, pontuou que nada melhor que a visita ao Jornal A TRIBUNA. “Se quer educar um filho, dê leitura, embasamento e informação a ele. A maior parte dos nossos alunos é adulto e eles estão vendo a importância da informação ser usada dentro da escola e das famílias. Quanto mais informação e educação darmos aos filhos, menos problemas eles trarão no futuro”, argumentou Angela.
O projeto de confecção de jornal no CEJA “Alfredo Marien” envolve os  coordenadores pedagógicos Ester Rute Baldo e Ederson Andrade, a coordenadora da área de Linguagem Angela Nunes Pereira Duarte, e os professores Adriana Civila Da Quana, Graciela Rodrigues da Silva, Kleydyane Priscilla dos Santos Souza, Marinalva Alves da Silva, Alexandre Fabiano dos Santos, Sandra Okazaki Amorim Dourado, Sandra da Silva Cavalaro Zago, Kênia Garcia Gomes Mendes e Niela Natália da Silva Andrade.
O jornal a ser confeccionado pelos alunos deve sair no segundo semestre de 2010.

- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

  1. Oi, sou aluna do Alfredo Marien, fico grata a diretoria e aos funcionarios do A Tribuna por ter nos recepcionado, nos dando a oportunidade de conhecer um pouco da história da nossa cidade, e como funciona o jornalismo em nossa cidade. Ah, quem sabe essa visita tenha despertado o interesse pelo jornalismo em alguns dos alunos… Não esquecendo também de agradecer aos professores e coordenadores.
    Desde já o meu muito obrigado.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Plano diretor: Justiça determina atualização em cidade de MT; em Roo projetos empacam na Câmara

Com a atualização do plano diretor atrasada há oito anos, a Justiça determinou que o município de Pontes e...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img