22.1 C
Rondonópolis
 
 

Mutirão marca dia de combate à tuberculose

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
A tuberculose é uma doença transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em  especial os pulmões
A tuberculose é uma doença transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões

Como parte da programação do Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24/03), a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Ações Programáticas, realiza uma série de atividades ao longo desta semana. O ponto alto da programação está previsto para esta quarta-feira, entre 8h e 17h, na Praça Brasil, com um mutirão. Somente durante 2009, Rondonópolis diagnosticou 40 novos casos da doença.
As ações de buscas a novos casos da doença já estavam em andamento em 2010. Ao longo dessa semana, entre os dias 22 e 26 de março, o Município também está intensificando as ações de educação em saúde, voltadas para a tuberculose, com palestras, distribuição de material educativo, informações e coleta de material para exame dos casos suspeitos, em todas as unidades básicas de saúde de Rondonópolis.
Visando informar o maior número de pessoas, os técnicos do Programa de Tuberculose estarão distribuindo, na Praça Brasil, materiais educativos e orientando as pessoas quanto aos sinais e sintomas da doença. Além disso, estarão sendo encaminhados para exame as pessoas que tiverem sintomas da doença, como tosse prolongada com catarro por mais de duas semanas, febre baixa no período vespertino, emagrecimento, falta de apetite, sudorese noturna, cansaço e dor no peito.
Havendo necessidade, as pessoas serão encaminhadas para consulta com médica especialista, no Centro de Saúde Jardim Guanabara, unidade referência para o tratamento da doença no município. “Com essas ações, acreditamos que conseguiremos alcançar o maior número de pessoas com sintomas da doença e, desta forma, atingir nosso objetivo que é controlar a doença em nosso município”, externou a coordenadora do Departamento de Ações Programáticas, Mariúva Valentim Chaves.
SAIBA MAIS
A tuberculose é uma doença transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. Tem como microorganismo causador o bacilo de Koch. Estima-se que, no país, ocorram 96 mil casos por ano, dos quais são notificados cerca de 91 mil casos. Quase 5 mil pessoas morrem de tuberculose por ano, sendo a quarta causa de morte por doenças infecciosas e a primeira em pacientes com aids.
Mato Grosso possui 1.170 pessoas infectadas em aproximadamente 3 milhões de habitantes. “No entanto, no ano passado, foram registrados 944 novos casos de tuberculose, mostrando a necessidade de se intensificar a busca ativa de novos casos da doença em todo o Estado”, analisou Mariúva.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Governador do RS alerta para “maior desastre da história” do estado

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou nesta quarta-feira (1º) que a destruição das chuvas que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img